Publicidade

onrun

Apenas dez minutos de atividade física por dia pode salvar vidas

Sabia que ao dedicar apenas 10 minutos do seu dia para atividades físicas você pode estar salvando sua vida? Veja o que a ciência diz.

| ON Run -

De acordo com um novo estudo, dez minutos de atividade física pode salvar vidas. (Foto Freepik).

Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine, apontou que mais de 110.000 mortes poderiam ser evitadas a cada ano nos Estados Unidos se adultos acima de 40 anos acrescentassem 10 minutos de atividade física diária, de impacto moderado a vigoroso, às suas rotinas normais. E se o exercício dura de 20 a 30 minutos, ainda mais vidas poderiam ser salvas. 

"Sabemos que o exercício é bom para nós. Este estudo fornece evidências adicionais de benefícios a nível populacional: se todos os adultos nos Estados Unidos (acima de 40 anos) se exercitassem um pouco mais a cada dia, um grande número de mortes poderia ser evitado a cada ano", disse por e-mail Pedro Saint-Maurice, o primeiro autor do estudo e epidemiologista do Instituto Nacional do Câncer.

O estudo utilizou dados que a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição registrou dos participantes com 6 ou mais anos de idade, entre 2003 e 2006. Os pesquisadores então analisaram os níveis de atividade de quase 5.000 participantes entre 40 e 85 anos e rastrearam as taxas de mortalidade até o final de 2015.

Peter Katzmarzyk é professor de obesidade pediátrica e diretor executivo associado de ciências da população e saúde pública no Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, da Universidade Estadual de Louisiana. Ele afirmou que o método utilizado para conduzir o estudo foi rigoroso.

Embora o número de mortes prevenidas seja uma estimativa, "é uma abordagem válida, pois seria quase impossível conduzir um julgamento humano real para manipular os níveis de atividade das pessoas e observar resultados a longo prazo, tais como mortes", disse Katzmarzyk, que não estava envolvido no estudo, por e-mail à CNN.

"Já relatamos anteriormente que mesmo um pouco de exercício pode resultar em benefícios para a saúde", disse Saint-Maurice. "Este estudo não se concentra nos benefícios para os indivíduos, mas sim no nível da população. Podemos tornar nossa nação mais saudável, encorajando a todos a acrescentar 10 minutos de atividade ou mais a cada dia".

O exercício não precisa ser extenuante para ser eficaz, e intensificar um pouco sua rotina pode ter um grande impacto, disseram especialistas. Ou seja, em dez minutos você consegue fazer uma breve caminhada ao ar livre, dançar algumas músicas que gosta, praticar Ioga ou alongamento e etc. 

Nota importante: Se você sentir dor durante o exercício, pare imediatamente. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.

Mais notícias


Publicidade