A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a ocorrência de pancadas de chuva e rajadas de vento, que podem variar de moderada a forte intensidade, até este domingo (20). Esse aviso inclui a região de Piracicaba e se deve à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas acompanhadas de raios e a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.
O Climatempo também prevê chuvas para o fim de semana, mas destaca que o risco de ventania será menor no domingo. Nesse dia, a atenção se volta para as chuvas prolongadas, que podem variar de intensidade ao longo do período, com a possibilidade de ocorrerem precipitações moderadas a fortes por várias horas consecutivas.
Nova frente fria trará frio à região de Piracicaba?
Depois de uma semana marcada por calor intenso e temperaturas em torno de 35°C, uma frente fria chegou à região Sudeste, trazendo chuvas para Piracicaba e melhorando a umidade do ar. Segundo o Climatempo, as temperaturas estarão mais amenas em comparação com as altas registradas recentemente, proporcionando alívio ao calor.
As chuvas, de acordo com especialistas, são fundamentais para regular a temperatura. Com a chegada das precipitações, as temperaturas não devem atingir níveis tão elevados, como visto nas últimas semanas. Em todo o estado, espera-se uma leve queda, com Piracicaba registrando máximas de 27°C ao invés dos 35°C neste domingo (20).
Essa redução não significa um clima frio, mas sim um leve declínio causado pela chuva. A maior intensidade de chuvas no estado traz uma cobertura de nuvens mais densa, o que impede que o sol aqueça o ar e a superfície tão rapidamente, contribuindo para a diminuição das temperaturas.
Risco de alagamentos
O Estado de São Paulo permanece com potencial alto para alagamentos, enchentes pontuais, queda de galho e/ou árvores, especialmente, em áreas mais vulneráveis.
Diante do cenário, o governo de Piracicaba se reuniu com representantes das secretarias e órgãos que compõem a força-tarefa que atua nas ruas para atender ocorrências causadas pelas chuvas. Estiveram presentes as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran), de Obras e Zeladoria (Semozel), Governo (Semgov) e a Defesa Civil, além do Semae, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Comgás, Engemaia e CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
“O período de chuvas ocorre entre entre os meses de outubro e março e, por isso, precisamos desde já alinhar a atuação de todas as secretarias e órgãos, para que, dessa forma, possamos atender as ocorrências com prontidão e agilidade. As equipes que integram a força-tarefa acompanham integralmente as solicitações, seja de quedas de árvores, queda de energia, alagamentos e transbordamentos, o que garante que os trabalhos sejam rápidos e efetivos”
disse o prefeito Luciano Almeida (PP)
O prefeito destacou ainda que solicitou às Pastas que avaliem e executam limpeza de calhas dos próprios públicos, bem como determinou que a Semozel já inicie um mapeamento de bocas de lobos e pontes e aduelas em mananciais (córregos e ribeirões), nos pontos que costumam alagar, para proceder, se necessário, com limpeza e desobstrução, se antecipando às chuvas.
Segundo a Defesa Civil, os pontos de atenção na cidade, que podem sofrer com alagamentos, em Piracicaba, são: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o TCI (Terminal Central de Integração) e avenida Independência; avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.
Quanto ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.
O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABAPiracicaba recebe projeto que doa perucas para pacientes com câncer; veja como receber ou doarPiracicaba terá Oktoberfest com música e gastronomia alemã neste final de semana