A região de Piracicaba deve enfrentar uma nova e poderosa onda de calor no início do mês de setembro. Uma massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o país no decorrer da primeira semana do mês e um novo padrão de onda de calor ocorre já a partir de terça-feira (3), quando está previsto um alerta de perigo potencial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso é válido até a próxima quinta-feira (5).
De acordo com o instituto, nesse período, a temperatura deve ficar 5°C por até três dias. Durante toda a semana, os termômetros devem alcançar máximas acima de 35°C em todos os dias. Para hoje, as temperaturas ficam entre 17°C e 35°C. Veja:
- Segunda-feira (2): mínima de 17°C e máxima de 35°C
- Terça-feira (3): mínima de 20°C e máxima de 36°C
- Quarta-feira (4): mínima de 19°C e máxima de 37°C
- Quinta-feira (5): mínima de 19°C e máxima de 37°C
- Sexta-feira (6): mínima de 17°C e máxima de 33°C
Nova onda de calor
De acordo com o Climatempo, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e iremos entrar em um novo padrão de onda de calor já a partir desta segunda-feira (2).
Segundo os meteorologistas, esse tipo de fenômeno nesta época do ano e no mês de setembro já são comuns em grande parte do Brasil. Isso porque o mês que entra marca as últimas semanas do Inverno e a chegada da Primavera, que começa no dia 23. Contudo, os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior.
“Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras registradas no início do ano entre março, abril e maio, em termo de duração e de temperaturas”, disse o Climatempo.
Não vai ter frio em setembro?
Apesar do calor ser o protagonista, isso não descarta a ocorrência de frentes frias no estado. O Climatempo afirma que, em São Paulo, devem ser observadas quedas de temperaturas mais frequentes nas regiões Sul e Leste, o que inclui cidades como Campinas, Piracicaba, Sorocaba e a capital paulista.
Porém, assim como aconteceu em agosto, esses momentos de queda de temperaturas também devem ser de curta duração.
E as chuvas?
O tempo deve continuar muito seco em setembro, em que grande parte da região Sudeste vai seguir com pouca chuva e os índices de umidade relativa do ar também seguirão muito baixos.
Em São Paulo, as únicas regiões que devem ter chuvas acima da média são o Litoral e o Vale do Ribeira, que também abrange o estado do Paraná. Essas áreas podem ser impactadas pela passagem de frentes frias de forma mais frequente, o que acarreta nas chuvas mais volumosas.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Operação cumpre mais de 20 mandados contra agiotagem, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
Suspeitos de tráfico tentam subornar policiais com carro e R$ 100 mil