Dez bairros de Piracicaba recebem o arrastão contra a dengue neste sábado (17). A cidade confirmou no último dia 6 a 13ª morte por dengue em 2024, no ano já são quase 30 mil casos.
O objetivo do arrastão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito, como piscinas e caixas d’água, e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.
No último sábado (10), as equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes) retiraram 2,5 toneladas de inservíveis em ação que esteve nos bairros Parque Conceição, Residencial Cambuy, Vila Industrial, Altos do Piracicaba, Jardim Piedade, Jardim Rodun e Cohab Bandeirante.
Quais bairros serão atendidos pelo arrastão de combate à dengue neste sábado?
A pasta definiu 10 bairros que devem ter imóveis visitados por agentes de saúde e voluntários:
- Jardim dos Manacás
- Jardim São Luiz
- Parque Bela Vista
- Jardim Nossa Senhora das Graças
- Loteamento Humberto Venturini
- Jardim Maria Helena
- Jardim Três Marias
- Parque Orlanda I
- Parque Orlanda II
- Parque Orlanda III
O ponto de encontro das equipes participantes é no Varejão Municipal do Vila Sônia, à Rua Peixoto Gomide (em frente ao terminal de ônibus).
Situação da dengue em Piracicaba
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde, de 1° de janeiro a esta terça-feira (13) foram registrados 29.839 casos positivos.
A primeira morte pela doença na cidade foi confirmada em 19 de março. A paciente era uma idosa, moradora da região central.
Onde se vacinar?
Piracicaba iniciou no fim de junho a vacinação contra a dengue. O público-alvo da Qdenga são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.
Durante a semana, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
Mortes na região
Com a 13ª morte, Piracicaba é a cidade da região com mais óbitos pela doença em 2024. Limeira é a segunda no ranking, com seis. Capivari completa o top três com três mortes.
- Piracicaba: 13 mortes
- Limeira: 6 mortes
- Capivari: 3 mortes
- Santa Bárbara d’Oeste: 2 mortes
- Nova Odessa: 2 mortes
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: motociclista fica em estado grave após ser atingido por carro em Limeira
Morador de Piracicaba ganha R$ 100 mil em sorteio da Nota Fiscal Paulista; veja como participar