- Publicidade -
PiracicabaCotidianoCentro Ecológico de Sta. Bárbara acolhe 186 aves resgatadas de queimadas

Centro Ecológico de Sta. Bárbara acolhe 186 aves resgatadas de queimadas

Animais chegaram ao centro nesta terça-feira (3) e devem permanecer sob os cuidados de veterinários e biólogos por 60 dias

- Publicidade -

O Cesb (Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste) recebeu, nesta terça-feira (3), 186 aves, incluindo araras e papagaios, vindas das regiões afetadas pelas queimadas que atingiram o Estado de São Paulo desde o fim do mês de julho. Os animais estão sendo examinados pelo Cetras (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres) e devem permanecer sob os cuidados do local por 60 dias.

As aves estavam em um refúgio na cidade de Colina, localizada entre Barretos e Ribeirão Preto. No entanto, devido à gravidade das queimadas e à alta concentração de fumaça nessa região, foi estabelecida uma parceria com a secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para transferir os animais ao Cesp.

O Estado irá enviar medicamentos e alimentação, enquanto o espaço em Santa Bárbara d’Oeste fornece a mão de obra e estrutura necessária para a recuperação e bem-estar dos animais. Segundo o centro, nenhuma ave foi diretamente atingida pelo fogo.

Atendimentos as aves vítimas das queimadas

Ao chegar no Cetras, os animais começaram a ser atendidos por uma equipe de três veterinários, dois biólogos e quatro estagiários. A triagem foi feita individualmente em cada ave. Depois da análise, elas foram colocadas em um espaço maior para repouso.

De acordo com a veterinária Taciana Dalla, uma das principais preocupações é a possibilidade de doenças pulmonares causadas pela fumaça.

“Mesmo não sendo atingidas diretamente pelo fogo, a fumaça já causa problemas. Algumas aves chegaram estressados e tinha alguns que até tremiam. Esses animais passaram por avaliação clínica veterinária e coleta exames de sangue, penas. Tudo isso para que consigamos fazer um diagnóstico e ver as opções de tratamento”, disse.

Contudo, a profissional avalia que a grande maioria dos animais que foram recebidos pelo centro estão com a saúde estável. Se estiverem em boas condições, as aves são transferidas para o refúgio em Colina e, posteriormente, reintegradas ao seu habitat natural.

WhatsApp Image 2024 09 04 at 14.11.58 2024 09 04 17 12 18 jpeg 2024 09 04 17 12 18
Queimadas na região de Ribeirão Preto pioram a qualidade do ar (Foto: Reprodução/EPTV)

*Com informações de Júnia Vasconcelos

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

IFSP abre inscrições para 330 vagas de cursos técnicos na região de Piracicaba; veja como se inscrever

Quando volta a chover em Piracicaba? Veja o que diz a previsão do tempo

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas