Em meio a uma frente fria, Piracicaba registrou um novo recorde de frio na madrugada e manhã deste domingo (11). Os termômetros chegaram a 4,3ºC de acordo com a medição convencional do Posto Meteorológico da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Segundo o Posto, esse frio é considerado normal para esta época do ano e não chega perto da menor temperatura já registrada na cidade. Em agosto de 1955, o equipamento chegou a marcar temperaturas negativas, com -2,6ºC.
Desta vez, o frio já era esperado por conta de uma massa de ar frio. De acordo com o Climatempo, a massa de ar polar começou a provocar reflexos na região na sexta-feira (9). Por conta dessa condição, esta segunda-feira (12) também começou fria, com mínima de 7°C. Pela tarde, a presença do sol ajuda as temperaturas a subirem até os 24°C. Mas, mesmo assim, a sensação térmica do dia continua mais gelada.
Até quando vai o frio?
De acordo com os meteorologistas, o frio continua pelo menos até a quarta-feira (14), quando o ar gelado perde intensidade e as temperaturas devem subir.
Na quinta (15) e na sexta (16), apesar do dia começar gelado, com mínimas entre 11°C e 13°C, a tarde será quente, com máximas entre 29°C e 32°C. No final de semana, as mínimas voltam a ficar na casa dos 15ºC e as máximas próximas dos 30ºC.
Veja a previsão do tempo completa para a semana
- Segunda-feira (12): mínima de 7ºC e máxima de 24ºC. Poucas nuvens com possibilidade de geada, umidade mínima em 25%.
- Terça-feira (13): mínima de 7ºC e máxima de 20ºC. Poucas nuvens com possibilidade de geada, umidade mínima em 36%.
- Quarta-feira (14): mínima de 7ºC e máxima de 26ºC. Poucas nuvens com possibilidade de geada, umidade mínima em 32%.
- Quinta-feira (15): mínima de 11ºC e máxima de 29ºC. Poucas nuvens com possibilidade de geada, umidade mínima em 31%.
- Sexta-feira (16): mínima de 13ºC e máxima de 32ºC. Poucas nuvens com possibilidade de geada, umidade mínima em 27%.
Proteja-se
Devido às baixas temperaturas e a queda brusca no tempo, é preciso atenção redobrada para evitar acidentes e cuidar melhor da saúde. Veja algumas recomendações da Defesa Civil:
- Tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas doentes;
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
- Beba bastante líquidos;
- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias;
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
- Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte;
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Acidente entre carro e ônibus deixa dois feridos em avenida de Piracicaba
Mulher é encontrada nua em estrada de terra em Piracicaba; suspeita é de estupro