Piracicaba está com inscrições abertas para o 4º Concurso da Caipirinha, que acontece no dia 11 de novembro, a partir das 18h30, no Pub da Cervejaria Cevada Pura, na Avenida Maria Elisa, 32, Vila Rezende. Os cadastros podem ser feitos até o dia 6 de novembro pela internet (clique aqui) ou na Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), na Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2.233, 5º andar.
O evento tem como objetivo homenagear a bebida criada em Piracicaba – leia mais abaixo. Os participantes deverão criar uma receita de caipirinha à base de cachaça, limão, açúcar e gelo, podendo ser adicionado qualquer outro ingrediente. O regulamento do concurso foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (8).
O júri selecionado pela organização do evento vai incluir apreciadores de cachaças, especialistas em cachaças e mídia em geral. O responsável pela melhor receita de caipirinha será o vencedor e receberá um troféu exclusivo.
Caipirinha foi criada em Piracicaba
A caipirinha, uma das bebidas mais tradicionais e apreciadas do Brasil, foi originalmente criada por um motivo que vai além do sabor. De acordo com o Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), a receita da caipirinha surgiu em Piracicaba, em 1918, como um remédio para combater a gripe espanhola, durante uma epidemia que se alastrava pela cidade.
Na época, com uma população de pouco mais de 55 mil habitantes, Piracicaba foi duramente afetada pela gripe espanhola. Segundo o acervo do setor de Arquivo e Documentação da Câmara Municipal, entre 22 de outubro e 26 de dezembro de 1918, 4.178 pessoas foram infectadas pela doença e 88 perderam a vida.
Para se proteger do vírus, a população local começou a utilizar uma mistura de cachaça, mel e limão, que mais tarde evoluiu para a caipirinha, conforme relata o Ibrac.
A bebida ganhou notoriedade durante a Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, onde foi escolhida como o drinque oficial do evento por Tarsila do Amaral, renomada artista nascida em Capivari, cidade próxima a Piracicaba. Relatos indicam que Tarsila também servia a caipirinha a amigos influentes durante sua estadia em Paris, incluindo o famoso pintor Pablo Picasso.
Embora essa seja a versão oficial da história apoiada pelo Ibrac, é importante destacar que existem outras narrativas sobre a origem da caipirinha. Algumas delas também envolvem Piracicaba e a alta sociedade local, enquanto outras apontam para o litoral do Rio de Janeiro, no século XIX, onde a bebida teria sido usada no combate à cólera e ao escorbuto.
Seja a resposta qual for, a origem da caipirinha está profundamente ligada à história e às tradições culturais de Piracicaba e do Brasil, envolvendo elementos que vão desde um remédio improvisado para combater epidemias até sua popularização em eventos artísticos e círculos sociais de renome.
Festa do Peixe e da Cachaça
O 4º Concurso de Caipirinha integra a programação da 17ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba, que acontece nos dias 15, 16 e 17/11, no entorno do Casarão do Turismo.
“A Festa do Peixe e da Cachaça é uma festa tradicional da Cidade e traz a união de dois importantes símbolos locais. A realização do concurso visa valorizar de demonstrar a versatilidade da bebida”,
destacou Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Casal é feito refém por bandidos dentro de casa em São Pedro