Dentre as muitas perguntas feitas às crianças, “o que você quer ser quando crescer” é, sem dúvidas, uma das que recebe as mais variadas respostas. Uma delas é a de Gustavo José Mandro, um menino de 8 anos, que vive na zona rural de Piracicaba e deseja ser agrônomo.
Desde pequeno, ele já dá os primeiros passos em direção a esse sonho: cria galinhas e vende ovos. Atualmente, ele tem cerca de 80 aves de 23 raças diferentes, mas a primeira delas veio de quando ele tinha apenas dois anos.
Os avós de Gustavo vendiam ovos da própria criação e começaram a fazer o mesmo com os das galinhas do neto. A partir disso, ele conquistou o primeiro ‘capital’, que reinvestiu comprando aves de raças diferentes, fazendo melhorias no galinheiro e alimentando os animais.
Eu gosto muito. Eu vendo para vizinhos, parentes, professores, coordenadora, diretora… Eu ofereço os ovos e agora já tenho até encomendas
conta o garoto.
De geração para geração
Gustavo explica que todo conhecimento adquirido para começar a “sociedade” que tem com a irmã mais nova e a avó – que ajudam na criação dos animais – veio dos avós e do Google. Sua mãe, Dayane Cristina Nascimento, reforça esse aspecto da familiaridade e conta como o garoto utiliza a internet:
É natural, porque a gente mora no sítio. Ele nasceu no meio e foi gostando cada vez mais. Ele sai com o avô, que compra porco, galinha, bezerro… E até negocia junto. No celular, o jogo que ele gosta é de maquinário, de trator, de fazenda… E de brincar de fazendinha com a irmã e jogar futebol com o avô
conta Dayane.

Estudos e planos para o futuro
Todo esse envolvimento despertou em Gustavo o sonho de ser um agrônomo. Ele conta que deseja estudar na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), um dos campi da USP (Universidade de São Paulo).
Para que esse sonho seja possível, ele divide bem o seu tempo entre as atividades que faz diariamente:
De manhã eu vou na escola. Quando eu chego em casa, descanso. Depois eu faço a lição, brinco com minha avó ou jogo bola com meu avô. Aí nós tratamos a criação.
conta Gustavo.
O pequeno empreendedor está no 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Manoel Rodrigues Lourenço, que também fica na zona rural de Piracicaba. Além dos estudos regulares, ele também participa do projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) oferecido pelo Sebrae-SP.
No curso, ele tem acesso a conteúdos e práticas que estimulam seu protagonismo e desenvolvimento. Gustavo se dedica muito no que faz pois tem metas para alcançar até mesmo depois de formado:
Quero trabalhar com cana-de-açúcar. Vou ficar um ano trabalhando na cooperativa. Depois eu vou para o Mato Grosso, quero ficar uns cinco anos lá e depois ir para os Estados Unidos. Lá as máquinas são mais automatizadas, para trabalhar na agricultura eu prefiro lá
explica o empreendedor mirim.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vereador de Piracicaba é preso temporariamente após sete denúncias de crimes sexuais
Hospital em Piracicaba recebe antídoto para casos de intoxicação por metanol