- Publicidade -

PiracicabaCotidianoEntenda o bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias na região 

Entenda o bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias na região 

A estagnação do movimento das frentes frias provoca um veranico em Piracicaba, com temperaturas mais altas e baixa umidade até o dia 10 de maio

- Publicidade -

Dias consecutivos de sol forte, calor fora de época e ar seco. O cenário que se repete em Piracicaba e em várias regiões do estado de São Paulo tem uma explicação: um bloqueio atmosférico está impedindo que as frentes frias do Sul avancem para o Sudeste do país. Com isso, as temperaturas sobem, a umidade do ar cai e a chuva praticamente desaparece.

A previsão do Climatempo é que essa condição se mantenha até o próximo sábado (10), quando uma frente fria mais intensa deve romper o bloqueio e alcançar o litoral paulista. Até lá, o calor e o tempo seco continuam predominando. Entenda o que é esse fenômeno e como ele afeta o clima da região.

O que é um bloqueio atmosférico?

Segundo os meteorologistas, o bloqueio atmosférico ocorre quando uma alta pressão fixa-se sobre uma região, impedindo o deslocamento das frentes frias. Esse fenômeno estagna o movimento normal do ar, retira a umidade da atmosfera e impede a formação de chuvas. O bloqueio pode durar pelo menos 5 dias consecutivos e, em alguns casos, se estender por semanas.

Durante esse período, a temperatura pode subir entre 3°C a 5°C acima da média para a época do ano. Quando o bloqueio acontece em épocas naturalmente mais quentes, como na primavera ou verão, o calor tende a ser ainda mais intenso, provocando o que é conhecido como “veranico” – um calor atípico para o período.

Sem a renovação do ar frio polar no interior do Brasil, aliado ao forte sol durante o dia, as temperaturas se elevam, especialmente à tarde. A boa notícia é que, mesmo durante o dia quente, as noites continuam amenas, oferecendo um conforto térmico.

Previsão para a região de Piracicaba

Em Piracicaba, o bloqueio atmosférico está trazendo temperaturas mais altas e baixos índices de umidade no ar. De acordo com as previsões, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30%, quando o ideal seria que ficasse acima de 60%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O fenômeno deve se prolongar até sábado (10), e no final desta semana, uma frente fria deve romper o bloqueio. Esta frente fria entrará com força no Rio Grande do Sul e, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (11), deve chegar ao litoral paulista.

- Publicidade -

Previsão do tempo para os próximos dias em Piracicaba

Confira a previsão detalhada do tempo para os próximos dias:

  • Quarta (7): Mínima de 15°C e máxima de 29°C. Sol com aumento de nuvens à tarde. Muitas nuvens à noite, mas sem previsão de chuva.
  • Quinta (8): Mínima de 18°C e máxima de 30°C. Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de céu aberto.
  • Sexta (9): Mínima de 18°C e máxima de 31°C. Sol o dia todo, com aumento de nebulosidade à noite. Não há previsão de chuva.
  • Sábado (10): Mínima de 20°C e máxima de 30°C. Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite, céu nublado com possibilidade de garoa.

*Com informações de Aline Olaya/EPTV Campinas

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mais Médicos abre inscrições com novas vagas para a região de Piracicaba

Nova Odessa abre primeira semana de maio com 59 vagas de emprego

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas