Agentes comunitários de saúde e de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica de Piracicaba realizam um arrastão contra a dengue no bairro Algodoal e adjacências neste sábado (31). A ação acontece das 8h às 14h.
O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Até o momento, a cidade tem 29,8 casos de transmissão e 13 mortes causadas pela doença.
O ponto de encontro das equipes participantes é no Varejão Municipal do bairro, que fica na Rua Victório Laerte Furlan (ao lado da Unidade de Saúde da Família).
No último sábado (24), as equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes) retiraram 6,5 toneladas de inservíveis em ação que esteve nos bairros Vila Sônia, Jardim Javary 1, 2 e 3, Boa Esperança I e II, Campos Elíseos, Jardim Maria Cláudia, Jardim dos Antúrios e Jardim Irapuã.
Situação da dengue em Piracicaba
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde, de 1° de janeiro a esta terça-feira (27) foram registrados 29.810 casos positivos.
A primeira morte pela doença na cidade foi confirmada em 19 de março. A paciente era uma idosa, moradora da região central.
Onde se vacinar?
Piracicaba iniciou no fim de junho a vacinação contra a dengue. O público-alvo da Qdenga são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.
Durante a semana, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
Mortes na região
Com a 13ª morte, Piracicaba é a cidade da região com mais óbitos pela doença em 2024. Limeira é a segunda no ranking, com nove. Capivari completa o top três com três mortes.
- Piracicaba: 13 mortes
- Limeira: 9 mortes
- Capivari: 3 mortes
- Santa Bárbara d’Oeste: 2 mortes
- Nova Odessa: 2 mortes
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vazamento de esgoto em ribeirão que deságua no Rio Piracicaba gera preocupação entre moradores