O Rio Corumbataí, manancial responsável por mais de 80% do abastecimento de água de Piracicaba, está recebendo despejos irregulares de esgoto. A denúncia foi feita por moradores da área rural do bairro Vila Industrial e constatadas pela Eptv.
O Semae (autarquia responsável pelo serviço de água e esgoto da cidade) afirmou nesta sexta-feira (26) que notificou a empresa Mirante (concessionária contratada em parceria PPP – Público Privada) para resolver o problema. Já a Mirante informou que detectou o descarte e que está tomando providências (leia mais abaixo).
No dia 22 de julho, uma terceira mortandade de peixes foi registrada no Piracicaba, mas, apesar do rio estar sendo castigado sucessivamente, o despejo de esgoto de agora não tem relação com os crimes ambientais que afetaram o Tanquã – segundo informam o MP-SP (Ministério Público estadual) e a Cetesb-SP (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Despejo de esgoto
Em entrevista à Eptv, um dos moradores, que prefere não ser identificado, afirmou que há dois meses vem fazendo denúncias sobre o vazamento de esgoto direto no Rio Corumbataí.
A Eptv flagrou pelo menos quatro pontos de vazamento de esgoto a cerca de 200 metros das casas do bairro Bosques do Lenheiro. O cheiro é forte, mas, mesmo assim, animais bebem da água, por ser a única disponível no local.
Os moradores especulam, inclusive, que a morte de animais na Rampa dos Pescadores, na Avenida Beira Rio, seja devido ao esgoto.
O outro lado
Em nota enviada à imprensa na manhã desta sexta-feira (26), o Samae informou que notificou o Águas do Mirante para que a empresa resolva o problema. “Em seu papel fiscalizador da PPP, notificou a concessionária para que realizasse o conserto da coletora”.
Já a concessionária informou que constatou uma obstrução na rede coletora de esgoto entre as Ruas José Alves de Souza e dos Pinheiros e que trabalha nos reparos.
“A concessionária realiza, desde então, tanto a desobstrução, quanto o reparo da rede danificada pela obstrução para que o coletor retorne à operação, bem como toma todas as providências necessárias para proteger o entorno”, afirmou o comunicado.
“Vale ressaltar que o principal causador de obstruções é o mau uso das redes de esgoto. A Mirante promove campanhas, sistematicamente, para conscientizar a população de que o vaso sanitário não pode ser usado como lixeira, assim como óleo de cozinha usado não deve ser descartado nos ralos das pias“, finalizou.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vídeo: veja confusão em igreja que terminou um morto e dois baleados
Homem morre baleado e dois agentes ficam feridos após confusão em igreja
Blues Etílicos e Rodrigo Belloni fazem show gratuito no Engenho Central
Piracicaba terá Festa Aviatória com voo gratuito de balão a 30 metros de altura