O HRP-Unicamp (Hospital Regional de Piracicaba) implantou, há mais de dois anos, um programa inovador de urologia voltado ao tratamento de cálculos renais por meio da endourologia.
A iniciativa, que conta com o uso de tecnologia a laser, surge como pioneira diante da demanda reprimida no Estado. No total, entre os meses de junho e agosto deste ano, foram realizadas 431 cirurgias de endourologia, um procedimento que exige alta tecnologia, materiais específicos e profissionais altamente especializados.
Com este número, foi possível eliminar filas internas e garantir que pacientes encaminhados pela região do DRS-X tivessem acesso rápido a consultas e cirurgias.
No hospital, o tempo médio de espera é de 14 dias, enquanto em quaisquer outros serviços públicos pode levar meses ou anos.
Outros avanços
Além de se destacar no tratamento de cálculos renais, o HRP é uma referência acadêmica. Em parceria com a Unicamp, oferece o programa de fellowship em endourologia, voltado a formação de novos especialistas e difusão da tecnologia no SUS (Sistema Único de Saúde).
O próximo projeto é a criação do CEU (Centro Especializado de Endourologia), o qual dará identidade ao programa existente e permitirá ampliar a captação de recursos para novas tecnologias.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira abre inscrições para estagiários com salário de até R$ 1 mil
Santa Bárbara terá festival com shows sertanejos e desfile de cavaleiros; veja quando