- Publicidade -

PiracicabaCotidianoIdoso é encontrado morto no lago do Lar dos Velhinhos de Piracicaba

Idoso é encontrado morto no lago do Lar dos Velhinhos de Piracicaba

Caso foi registrado como morte suspeita e imagens de câmeras de segurança serão analisadas

- Publicidade -

A Polícia Civil de Piracicaba investiga a morte de Ronaldo Wagner Rodrigues Machado, de 73 anos, encontrado sem vida na noite desta segunda-feira (2) em um lago dentro do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, instituição onde vivia há cerca de seis anos. O corpo foi localizado após o idoso ficar desaparecido por aproximadamente duas horas. O caso foi registrado como morte suspeita.

O Lar dos Velhinhos de Piracicaba abriga atualmente cerca de 360 moradores e conta com mais de 200 funcionários veja mais detalhes abaixo.

O que aconteceu no Lar dos Velhinhos?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado foi feito às 20h50 para atender a um possível afogamento em andamento. Ao chegarem ao local, no entanto, os socorristas encontraram o corpo na margem do lago, a cerca de um metro e meio da borda, submerso em uma profundidade de 30 a 40 centímetros. Ainda segundo os bombeiros, o idoso já estava em parada cardiorrespiratória e, conforme relataram os funcionários da instituição, ele estava sem vida havia pelo menos uma hora.

O lago onde o corpo foi encontrado fica na área da frente da instituição, próximo à entrada principal. De acordo com o Lar, o desaparecimento do idoso foi percebido durante a troca de turno, no fim da tarde. Um funcionário que participava das buscas teria avistado o corpo no lago, imóvel e sem sinais de consciência. Os trabalhadores não removeram o corpo e acionaram a Polícia Militar. Um delegado esteve no local e o caso segue sob investigação.

“Identificamos que esse senhor teria sido visto, mais ou menos, umas 18h30, andando pelas dependências dessa instituição e, por volta das 19h, os cuidadores sentiram falta dele após contagem nos dormitórios. O corpo não apresentava nenhuma lesão significativa, mas é algo que somente o laudo do IML pode trazer alguma informação nesse sentido, mas algo que chamou atenção é que esse lago é superficial, um pouco acima do joelho. Nenhuma das hipóteses estão sendo descartadas nesse sentido, mal súbito, infarto, que podem ter acabado acarretando em um afogamento em seguida. Todas as hipóteses vão ser consideradas até a gente entender o que, de fato, aconteceu”,

afirmou o delegado André de França Oliveira.

A perícia foi realizada ainda na noite de segunda-feira, e o corpo passou por exame necroscópico. De acordo com a Polícia Civil, não foram identificadas marcas de lesões externas. A causa da morte será confirmada após a conclusão dos laudos.

Lar dos Velhinhos de Piracicaba

O Lar dos Velhinhos de Piracicaba é uma ONG (Organização Não Governamental). Eles se apresentam como a primeira casa geriátrica do Brasil, fundada em 26 de agosto de 1906.

A instituição de assistência social, sem fins lucrativos, também é considerada prestadora de serviço de proteção social especial de alta complexidade. As solicitações para moradia no lar atendem tanto particular quanto público.

- Publicidade -

O que diz a instituição?

Em nota, a instituição afirmou que, em 119 anos de funcionamento, nunca havia ocorrido uma fatalidade envolvendo o lago. A direção também declarou que a equipe de saúde seguiu todos os protocolos, mas que não havia mais o que ser feito no momento em que o corpo foi encontrado. Disse ainda que está oferecendo suporte à família da vítima e colaborando com as investigações.

“Também é importante esclarecer que o Lar dos Velhinhos de Piracicaba conta com controle de portaria, o que permite que todos os moradores transitem por todos os espaços em comum, livremente”,

informou.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Overtraining: estudo da Unicamp explica consequências do excesso de exercício físico

Piracicaba terá mutirão de cirurgias ortopédicas com 696 procedimentos até setembro

- Publicidade -

Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas