Quem precisa ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Matheus Gabriel Bonassa, no bairro São Cristóvão, Rio das Pedras, para buscar algum medicamento ou passar por atendimento médico tem enfrentado alguns transtornos, seja na parte interna ou externa do prédio.
Do lado de fora, há muito mato na calçada atrapalhando a circulação dos pacientes, principalmente dos idosos. Um dos alambrados da unidade está caído e um buraco se formou no local; colocando em risco as pessoas que passam por ali.
Logo na recepção, há pequenas poças de água, devido às goteiras que se formam quando chove, e o teto está muito embolorado. A situação não é diferente dentro das salas de atendimento onde, além do teto embolorado, há infiltrações nas paredes e as mesas ficam molhadas quando chove.
“Chove aqui dentro, a água escorre pela parede e chega perto da fiação”,
conta uma funcionária da UBS que pediu para não ser identificada.
Na última semana, devido ao alto volume de chuva que atingiu a região, baldes foram espalhados pela unidade embaixo das goteiras que se formaram e que sempre aparecem em períodos de chuva.
Além disso, quem frequenta a unidade também encontra problemas para usar o banheiro ou beber água, já que um dos banheiros não está funcionando e algumas torneiras do bebedouro estão quebradas.
Essa é uma das unidades de saúde mais antigas do município e recebe em média 350 pessoas todos os dias. Os pacientes que vão até o local reclamam da falta de manutenção e esperam que a unidade seja reformada.
O que diz a secretaria de Saúde de Rio das Pedras:
Eventualmente pequenos reparos são feitos na unidade, mas de acordo com Daniel Gonçalves, secretário de Saúde de Rio das Pedras, a limpeza da calha foi feita recentemente, porém, as chuvas da última semana trouxeram mais problemas.
“A última reforma na unidade foi feita em 2010 e uma nova licitação para a reforma do prédio será aberta no mês de dezembro”,
afirma o secretário.
*Com informações de Edijan Del Santo/EPTV Campinas
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Frente fria chega a Piracicaba e região tem novo alerta de chuva intensa; veja previsão