O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de chuvas intensas para a região de Piracicaba, válido até as 10h desta sexta-feira (17). O aviso aponta precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com rajadas de 40 a 60 km/h. Apesar do baixo risco, há possibilidade de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e cortes pontuais de energia.
No entanto, segundo o Climatempo, todo o estado de São Paulo continua em alerta para temporais durante toda a tarde desta sexta-feira. A mudança climática é resultado da desconfiguração da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) e da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no centro do país, intensificando a umidade vinda do Norte para o Sudeste.
Chuvas seguem no final de semana
As chuvas seguem frequentes até o domingo (19), com acumulado previsto entre 15 e 20 milímetros no período. Apenas nesta sexta-feira, a precipitação estimada é de 21 milímetros. A partir de agora, o aumento da nebulosidade também impacta as temperaturas, que devem oscilar entre mínimas de 21°C e máximas de 25°C a 26°C até o início da próxima semana.
O Climatempo prevê um cenário mais úmido para o restante de janeiro, com pancadas rápidas, porém frequentes, previstas entre os dias 24 e 28.
Veja a previsão do tempo para os próximos dias
- Sexta (17): mínima de 21°C e máxima de 26°C. Nublado com chuva forte durante o dia. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não para.
- Sábado (18): mínima de 21°C e máxima de 25°C. Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa.
- Domingo (19): mínima de 21°C e máxima de 25°C. Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Operação apreende lancha, motos aquáticas e imóvel de luxo ligado ao tráfico no Interior de SP
IPTU 2025 de Piracicaba tem reajuste de 4,84%