- Publicidade -
CotidianoInmet emite alerta vermelho de grande perigo até sexta-feira; entenda

Inmet emite alerta vermelho de grande perigo até sexta-feira; entenda

O alerta vermelho do instituto é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional

- Publicidade -

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) atualizou o alerta de perigo para onda de calor na região de Piracicaba de amarelo para vermelho na noite de ontem (21). O comunicado emitido tem validade até o meio-dia de sexta-feira (23) e indica risco à saúde devido às altas temperaturas, quando os termômetros podem bater máximas de 36ºC, segundo a previsão meteorológica. 

O que é o alerta vermelho?

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

- Publicidade -

Entenda os avisos do Inmet

O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal.

  • Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado alerta amarelo.
  • Já quando há a persistência desse padrão de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado alerta laranja.
  • Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado alerta vermelho.

Quando a onda de calor acaba?

De acordo com o Climatempo, o ar quente e seco tem previsão de durar até quinta-feira (22).

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Quando o frio volta?

Segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), uma nova frente fria deve trazer chuvas e temperaturas mais amenas para o Interior a partir de sexta-feira (23), e sobretudo no final de semana. Em Piracicaba, há previsão de chuva e máximas de apenas 17°C no domingo (25).

- Publicidade -

Veja a previsão do tempo para a semana

  • Quinta-feira (22): mínima de 18ºC e máxima de 34ºC. Não chove.
  • Sexta-feira (23): mínima de 20ºC e máxima de 36ºC. Não chove.
  • Sábado (24): mínima de 17ºC e máxima de 29ºC. Não chove.
  • Domingo (25): mínima de 13ºC e máxima de 17ºC. Chuvoso durante o dia e à noite.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Pedestre morre após ser atropelado por moto em rodovia na região

Concurso seleciona fotografias de cenários turísticos de Piracicaba; veja como participar

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -