A Prefeitura de Piracicaba reajustou a base de cálculo do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) para 2025, aplicando uma correção de 4,84%, conforme a variação acumulada do INPC-IBGE de dezembro de 2023 a novembro de 2024. A atualização está prevista no decreto nº 20.274, publicado no Diário Oficial do Município.
Um segundo decreto, de número 20.275, também publicado na mesma data, estabelece um desconto de 5% para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única.
Formas de pagamento do IPTU
O imposto começará a ser cobrado em março, com a primeira parcela vencendo no dia 17. Quem preferir, pode parcelar o IPTU em até dez vezes sem acréscimos, desde que cada parcela seja paga dentro do prazo de vencimento. Além disso, haverá incidência da taxa de limpeza pública.
Penalidades por atraso
O não pagamento nos prazos estabelecidos implicará em juros de 1% ao mês e multas que variam de 2% a 10%, dependendo do período de atraso. Após 181 dias de inadimplência, o imóvel poderá ser inscrito na Dívida Ativa e sujeito a processo de execução fiscal, que pode resultar em leilão do bem.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Veja qual exame em recém-nascido virou obrigatório nas redes públicas e privadas de saúde
Complexo aquático será fechado em Piracicaba por problemas estruturais