Imagine estar tranquilo em um bar e, de repente, uma lontra entra no local. Foi isso que aconteceu na noite desta segunda-feira (15) em um estabelecimento no bairro Jardim Planalto, em Limeira. Enquanto trabalhava, o proprietário do bar, Antônio Fontes de Braga, se deparou com o mamífero inesperado e acionou o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate. O animal não se feriu e foi solto em uma área segura.
Segundo Antônio, o animal entrou no local por volta das 21h. Ele e um amigo se assustaram com a entrada da lontra, devido ao tamanho e também por não conseguirem identificar qual era o animal em questão.
“De repente ela entrou devagarzinho aqui, e era muito grande, a gente ficou muito assustado. Ela ficou debaixo do balcão, a gente foi pra fora para proteger e chamou o bombeiro”, lembrou.
O proprietário contou que já tinha visto animais do tipo, mas nunca tão grande quanto a visitante desta segunda-feira, que tinha cerca de um metro de comprimento.
Rara e em risco de extinção
O Corpo de Bombeiros foi até o bar e fez a retirada da lontra, que não se feriu. Os agentes afirmaram que a presença de lontras em áreas urbanas é uma ocasião rara, já que se tratam de animais que passam a maior parte do tempo em ambiente aquático.
Parte da família dos furões, as lontras são carnívoras e se alimentam, principalmente, de peixes. Também podem comer pequenos mamíferos, répteis, sapos e, às vezes, aves.
Procurada pela EPTV, a bióloga Giselda Person explica que a lontra é um animal que corre risco de extinção no estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Poupatempo Municipal e Centrus mudam de endereço na segunda-feira
VÍDEO: Poluição de usina causa nova mortandade de peixes no Rio Piracicaba