- Publicidade -
CotidianoMutirão de Catarata atinge 157% procedimentos a mais que o esperado

Mutirão de Catarata atinge 157% procedimentos a mais que o esperado

Fila foi zerada para pacientes com catarata que estavam em lista de espera há mais de dois anos ou que estavam como prioridade

- Publicidade -

O Programa Pira+Visão Mutirão de Catarata, parte do projeto Zera Fila da Prefeitura de Piracicaba, realizou cirurgias em 4.230 olhos até o último dia 23, superando em 157% a meta inicial e eliminando a fila de espera para pacientes aguardando há mais de dois anos ou que tinham prioridade para o procedimento, conforme informou a administração municipal.

- Publicidade -

Criado em 15 de abril, o programa tinha a previsão de atender 1.500 pacientes até julho, mas já beneficiou 3.862 pessoas.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é de superar cinco mil olhos operados ainda em 2024
.

Quem fez, agradece

Pedro Vicente Ferreira, de 86 anos, já operou os dois olhos da catarata. “Eu gosto de ler jornal, ver jogos do Corinthians na TV e assistir filmes pelo celular, mas nos últimos anos não estava conseguindo fazer isso, era muito ruim. Agora estou muito feliz, já estou voltando a fazer tudo isso. Uma pena o meu Timão não estar em uma boa fase, mas eu sei que tudo vai melhorar, assim como a minha visão”, afirmou.

- Publicidade -

Eliana Matias Franco, de 63 anos, também já operou os dois olhos da catarata. “Eu não via muito bem antes, estava até desanimada, pois nem televisão eu conseguia mais assistir. Agora já está bem melhor e a cirurgia foi muito boa. Agora já estou até assistindo meus noticiários na TV”, declarou.

Henrique Adão Vaio, de 73 anos, levou a mulher para fazer companhia na consulta, e ela também acabou sendo atendida. “Minha esposa e eu estávamos na fila para operar da catarata, porém, somente eu havia sido chamado para o procedimento aqui. Quando vim, com minha esposa de acompanhante, relatei que ela estava na mesma situação que eu da visão. Eles pediram toda a documentação e encaminhamentos da rede que ela tinha já há mais de anos. O médico reavaliou e colocou ela para operar. Hoje, nós dois estamos enxergando bem novamente após o procedimento e eu ainda vou fazer um óculos novo, para ver ainda mais”, contou.

Atendimentos sobre catarata

O Pira+Visão encerrou as consultas e agendamentos pré-operatório por demanda espontânea na Estação da Paulista. A partir de agora, no local, apenas são atendidos os pacientes pós-operatórios (30 dias), com agenda para limpeza de lentes e para prescrição de receita para óculos pós-cirurgia de catarata.

Por isso, os pacientes que já passaram por consultas e exames pré-operatórios para a cirurgia na Paulista realizarão o procedimento nos consultórios instalados na Unidade de Saúde do Parque Piracicaba.

A secretaria de Saúde informa que, ao longo da ação realizada na Estação da Paulista, via demanda espontânea, outras 70 pessoas foram classificadas para realização da cirurgia, mas que estas pessoas farão o procedimento na Clínica de Olhos da Prefeitura – local responsável pelo agendamento de consultas, exames, cirurgia de catarata e outros procedimentos oftalmológicos na rede pública de saúde.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Castelo de 100 quartos de José Rico segue encalhado em leilão após quase 10 anos; entenda

Homem é preso por furtar mais de R$ 3,5 mil em produtos de loja de conveniência

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -