A secretaria Municipal de Saúde vai realizar neste sábado (25) um mutirão e arrastão em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A ação acontece na região de São Jorge, abrangendo os bairros São José e Cantagalo, das 8h às 14h. No mesmo dia, das 8h às 12h, as ações também vão ocorrer no bairro Santa Terezinha I.
De acordo com a VE (Vigilância Epidemiológica), do dia 1º até 21 deste mês – em dados provisórios – foram identificadas 632 notificações para a dengue, com 38 casos positivos e nenhuma morte. No mesmo período de 2024, já com os dados consolidados, foram 1.380 notificações, com 509 casos confirmados e nenhuma morte. Em 2023, foram 262 notificações, 14 confirmações e nenhuma morte.
Para tentar evitar a proliferação de casos, o secretário municipal de saúde, Dr. Sérgio Pacheco, diz que é importante toda a população se prevenir e, quem for elegível à vacina, tomá-la.
Quem pode tomar a vacina da dengue?
Inicialmente, a vacina da dengue está sendo aplicada em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos, isso porque esse grupo apresenta maior risco de agravamento da doença, segundo o Ministério da Saúde.
Em Piracicaba, para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
A imunização é composta por duas doses: após a primeira, a segunda deve ser aplicada com um intervalo de três meses.
Em caso de suspeita de dengue, entre em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A secretaria de Saúde não recomenda o uso de medicação por conta própria.
Como se prevenir contra a doença?
Alguns cuidados a serem tomados para se prevenir contra a dengue são:
- Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;
- Eliminar focos de água parada;
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
- Limpar sempre as calhas dos canos;
- Não jogar lixos em terrenos baldios;
- Colocar lixo em sacos fechados;
- Manter baldes e caixas d’agua tampados e piscinas com colocação de cloro;
- Não deixar água em pneus;
- Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
- Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue basta registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Policiais militares são presos após morte de GM baleado por engano
Caminhão com esgoto é retirado de rio três dias após acidente que matou motorista