Mais de 95 mil alevinos – filhotes de peixe da espécie curimatã-pacu – serão soltos nesta sexta-feira (4), às 10h, no rio Piracicaba. A ação, promovida pela AES Brasil em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo repovoar o manancial, que sofreu a perda de toneladas de peixes em julho devido ao descarte irregular de resíduos de cana-de-açúcar pela Usina São José, de Rio das Pedras. A empresa foi multada em R$ 18 milhões pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A soltura dos alevinos ocorrerá na área do condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra, um dos pontos autorizados pela secretaria Estadual de Meio Ambiente para essa ação.
Recuperação da população de peixes mortos no Rio Piracicaba pode levar 9 anos
Porém, a recuperação da população de peixes no manancial pode demorar até 9 anos para acontecer, segundo o analista ambiental, Antonio Fernando Bruni Lucas.
Segundo ele, nesta época do ano, os peixes estão começando a desenvolver suas gônadas para se reproduzirem no final do ano. E como milhares desses peixes morreram, eles não poderão contribuir para a reprodução deste ano.
Relembre desastre ambiental
Em julho deste ano, um descarte irregular também no Ribeirão Tijuco Preto, causou a mortandade de 235 mil peixes no Rio Piracicaba e na região do Tanquã, também em Piracicaba. O ribeirão deságua no Rio Piracicaba.
A Usina São José, de Rio das Pedras, apontada como responsável pela Cetesb, foi multada em R$ 18 milhões, mas nega que tenha sido comprovada sua relação com o crime ambiental.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é preso por agredir ex-mulher na frente da filha
Shopping abre 230 vagas de trabalho; veja cargos e como se candidatar
Piracicaba terá interdições no trânsito para transferência de urnas eletrônicas; veja desvios