A quinta-feira (16) começou com clima ameno em Piracicaba, com 18°C ao amanhecer e previsão de máxima de 27°C à tarde. Mas o dia ainda está sob alerta de perigo para chuvas intensas até as 10h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). E com o feriadão se aproximando, cresce a curiosidade sobre como o tempo vai se comportar nos próximos dias — e a resposta é: vem mudança por aí.
Na sexta-feira (18), o tempo deve se manter firme e o sol aparece entre poucas nuvens. A temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima pode atingir os 28°C, sendo provavelmente o dia mais quente do feriado. O motivo é a atuação de uma condição pré-frontal, ou seja, o aquecimento antes da chegada de uma nova frente fria.
Chegada de frente fria no sábado
A virada no tempo começa no sábado, com a chegada de uma nova frente fria associada à formação de um cavado atmosférico – um sistema de baixa pressão que favorece o aumento da nebulosidade e intensifica as chuvas.
Com isso, o sábado deve ter o maior volume de chuva do feriadão, além de temperaturas mais controladas, que devem variar entre 17°C e 27°C. A combinação entre o cavado e a frente fria cria um cenário instável e com potencial para pancadas mais intensas ao longo do dia.
Domingo e segunda-feira mais amenos, com chance de chuva
No domingo, ainda há previsão de chuvas, embora em menor volume do que no sábado. O destaque, porém, fica para a entrada de uma massa de ar frio, que deve impedir a elevação das temperaturas. A mínima segue em 17°C, mas a máxima não deve passar dos 26°C.
Esse padrão climático continua na segunda-feira (21), com tempo ameno e poucas aberturas de sol. Os termômetros devem oscilar entre 16°C e 26°C, mantendo o clima mais fresco.
*Com informações de Juliana Villiotti/EPTV Campinas
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba oferece ônibus gratuito para encenação da Paixão de Cristo; veja horários
Mutirão oferece 30 vagas de emprego para auxiliar de produção; veja quando