A Polícia Civil de Limeira prendeu nove pessoas, entre elas um policial militar e um guarda municipal de Araras, nesta segunda-feira (5) em uma operação que investiga a tentativa de expansão do crime organizado no interior de São Paulo.
Os suspeitos realizaram crimes que incluem até o planejamento e a execução de membros de outra facção rival, com o objetivo de dominar a ‘Rota Caipira’, nome dado à rota do crime na região central do estado.
Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em Limeira, Araras, Leme e Gramado, no Rio Grande do Sul, onde um guarda civil de Araras estava hospedado.
Crimes investigados
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso é investigado por tráfico de drogas e armas, corrupção ativa e passiva, roubo e adulteração de veículos. A organização também é suspeita de encomendar execuções contra membros de facção rival.
A investigação aponta a existência de um grupo criminoso composto por traficantes e policiais militares e guardas civis municipais de Araras, que atua na ‘Rota Caipira’. O nome é dado à região de Limeira e Araras no escoamento de drogas e armas do crime organizado.
O grupo armazenava armas e drogas nas cidades da região, e se uniram aos interesses de expansão de uma facção criminosa do Rio de Janeiro.
Ainda há indícios que armamentos pesados, como fuzis de assalto, roubados ou contrabandeados, estariam sendo enviados de países da fronteira com Brasil para o Rio de Janeiro. Eles passam pela região por meio dos criminosos, com objetivo seria abastecer facções na capital fluminense.
Além disso, os agentes encontraram durante os mandados de busca e apreensão itens como luvas, monóculo, balaclavas e coletes balísticos, que podem ter sido usados durante as ações. Dois carros também foram apreendidos na operação.
Os suspeitos presos na região foram encaminhados para a Cadeia Pública de Limeira. A partir das 15h, uma coletiva de imprensa deve trazer mais informações sobre a investigação da Polícia Civil.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem de 50 anos é atropelado por trem e levado de helicóptero ao hospital
VÍDEO: jovem morre e motociclista fica gravemente ferido em acidente