Cotidiano

Persistência de vazamentos de esgoto gera indignação entre moradores de Piracicaba

Moradores de Piracicaba relatam que vazamentos de esgoto persistem em diversas áreas da cidade, gerando mau cheiro e poluição em córregos, ribeirões e até no Rio Piracicaba. A população denuncia que, apesar dos chamados de manutenção, os problemas não são solucionados.

No condomínio residencial Colinas de Piracicaba, no bairro Jupiá, o esgoto tem invadido uma área verde onde há uma lagoa, formando poças entre a vegetação e gerando um odor intenso. Segundo o síndico do condomínio, Rodrigo de Campos, os pedidos de reparo ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e à Mirante não resultaram em soluções.

“A gente constantemente abre chamado no Semae, o pessoal da Mirante vem, apenas olha e volta, sem resolver nada. Já tá difícil conviver com isso”

explicou.

No bairro Jardim Abaeté, a Rua Dalila de Oliveira Moreira enfrenta situação semelhante. Ali, o esgoto acumulado nas falhas do asfalto escoa até um córrego, causando desconforto para os moradores. Maria Lindalva de Souza, uma costureira local, comenta que o cheiro tornou-se insuportável, apesar das tentativas anteriores de limpeza do córrego.

“Já veio caminhão aqui e limpou o córrego, só que estourou lá. Ontem mesmo a gente veio ver que está estourado, e muito fedor. Não dá pra ficar num lugar desse”

lamentou.

O que diz a Mirante sobre os vazamentos de esgoto

Nesta quinta-feira (7), em nota, a concessionária responsável informou que suas equipes já estão atuando nos pontos do Jardim Abaeté e no Colinas de Piracicaba.

A empresa também disse que, devido ao alto volume de chuvas, alguns extravasamentos ocorrem porque existem imóveis com ligação irregular de água pluvial na rede de esgoto.

“Como a tubulação é dimensionada para receber apenas esgoto, não suporta o volume da água de chuva, ocasionando extravasamentos”

diz a concessionária.

A Mirante também reforça que realiza durante todo o ano campanhas sobre o uso correto da rede de esgoto, para minimizar o descarte de lixo e de óleo de cozinha, que também provocam entupimento, além da importância das ligações de água pluvial e rede de esgoto, que devem ser separadas.

No início de setembro, devido ao grande volume de vazamentos, a concessionária Mirante informou que já havia recebido mais de 6.400 pedidos de reparos e desentupimentos na rede de esgoto.

Pelo número de pedidos e ocorrência, na época, a empresa informou que havia reforçado as ações preventivas de limpeza, aumentando os pontos de monitoramento de 30 para 150.

Ainda segundo a Mirante, são retiradas pelo menos nove toneladas de lixo por mês da rede de esgoto na cidade e isso seria o motivo dos transtornos causados.

*Com informações de Edijan Del Santo/EPTV Piracicaba

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Até quando vai chover? Piracicaba tem alerta de temporais e ventos de até 100 km/h

Feira Pet do Mercadão de Santa Bárbara acontece neste sábado

Da Redação

O Grupo EP usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa

Política de privacidade