Piracicaba vacinou 4.038 pessoas contra a gripe (Influenza) nos dois primeiros dias da Estratégia Nacional de Vacinação, iniciada na segunda-feira (7). Com o aumento na procura pelo imunizante, a secretaria Municipal de Saúde vai ampliar a disponibilidade da vacina a partir desta quinta-feira (10).
UBSs com horário estendido para a vacinação contra a gripe
Cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passarão a funcionar das 17h às 20h para atender a população que não consegue se vacinar durante o horário comercial. As unidades com atendimento estendido são:
- UBS Caxambu
- UBS Centro
- UBS Vila Rezende
- UBS Novo Horizonte
- UBS Parque Piracicaba
Quem pode se vacinar
Estão aptos a receber a vacina cerca de 159 mil piracicabanos incluídos nos grupos prioritários, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). A meta é vacinar ao menos 90% desse público.
Podem receber o imunizante:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos
- Profissionais da saúde
- Professores e funcionários de escolas públicas e privadas
- Gestantes
- Pessoas com comorbidades
Vacinação nas ILPIs já começou
As ações de imunização também já começaram em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos), voltadas à população acima de 60 anos.
Atendimento durante o dia
A vacina segue disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF) das 8h às 15h — com exceção da UBS Paulista, que não participa da campanha. Não é necessário agendamento. Para se vacinar, é preciso apresentar:
- Documento de identificação com foto
- Carteira de vacinação
- Cartão Nacional do SUS
Dia D e ampliação da campanha
O Dia D da vacinação contra a gripe está previsto para o dia 10 de maio. O Ministério da Saúde ainda não definiu a data de encerramento da campanha, com a possibilidade de ampliar a imunização à população em geral caso a meta de cobertura vacinal seja alcançada.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Festival da Semijoia movimenta comércio de Limeira e projeta R$ 8 milhões em vendas
Polícia mantém sigilo sobre investigação de casal morto em São Pedro; veja o que já se sabe