A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba confirmou, no começo da tarde desta sexta-feira (6), mais uma morte por dengue na cidade. A vítima é um idoso, na faixa etária entre 60 e 69 anos, com comorbidades, e morador da região Oeste da cidade. Com isso, a metrópole alcança a marca de 14 vítimas pela doença (veja mais abaixo o total de óbitos da região).
O óbito ocorreu na semana entre os dias 10 de maio e 16 de março deste ano, mas a confirmação da causa ter sido dengue foi feita apenas nesta quinta-feira após exame confirmatório realizado pela Vigilância Municipal. O caso é autóctone, de origem local sem classificação para sorotipo da doença.
Há ainda quatro possíveis mortes causadas pela doença em investigação, segundo a Prefeitura.
Situação da dengue em Piracicaba
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde, de 1° de janeiro a esta sexta-feira foram registrados 29.583 casos positivos.
A primeira morte pela doença na cidade foi confirmada em 19 de março. A paciente era uma idosa, moradora da região central.
Combate da dengue em Piracicaba
Segundo a Prefeitura de Piracicaba, os arrastões de combate a dengue seguem todos os sábados e as equipes de nebulização continuam atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.
Onde se vacinar?
Piracicaba iniciou no fim de junho a vacinação contra a dengue. O público-alvo da Qdenga são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.
Durante a semana, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
Mortes na região
Com a 14ª morte, Piracicaba é a cidade da região com mais óbitos pela doença em 2024. Veja as mortes por cidades na região:
Piracicaba: 14 mortes
Limeira: 9 mortes
Capivari: 4 mortes
Santa Bárbara d’Oeste: 9 mortes
Nova Odessa: 3 mortes
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Polícia tenta identificar ossada encontrada em mata; suspeita é de jovem desaparecida
Confira a programação do Sesc em Piracicaba no final de semana