Piracicaba confirmou, nesta segunda-feira (26), a terceira morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher, entre 20 e 29 anos, sem comorbidades, moradora da região Oeste da cidade. A confirmação veio após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e a conclusão da investigação epidemiológica conduzida pela Vigilância Epidemiológica Municipal. O óbito ocorreu entre os dias 27 de abril e 3 de maio, sem identificação do sorotipo do vírus.
As duas mortes anteriores também foram de mulheres, idosas, com comorbidades, residentes na região Sul de Piracicaba.
Casos de dengue seguem em alta em Piracicaba
De 1º de janeiro a 23 de maio de 2025, a cidade contabilizou 15.684 notificações de dengue, com 4.592 casos confirmados. Os dados ainda são provisórios. No mesmo período de 2024, Piracicaba teve 45.479 notificações, 22.731 confirmações e 15 mortes pela doença.
Combate ao mosquito é intensificado
A secretaria municipal de Saúde, por meio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes) e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), segue com ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Equipes de saúde e zoonoses realizam visitas casa a casa com orientações de segunda a sexta-feira.
Aos sábados, acontecem os chamados “arrastões”, que incluem remoção de objetos que acumulam água, entrada forçada em imóveis suspeitos de abrigar criadouros e limpeza de áreas de acumuladores.
Neste sábado (31), das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue acontece na região de Santa Terezinha.
Os bairros atendidos serão:
- IAA
- Vila Rios
- Parque das Indústrias
- Jardim São Benedito
- Jardim Lídia
- Jardim Castor
- Jardim Conceição
- Residencial Andorinhas
- Jardim Bessy
- Jardim Taiguara
- Residencial Caieiras
- Chácara Santo Antônio e arredores
Vacinação segue para crianças e adolescentes
A aplicação da vacina contra a dengue continua para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A imunização é feita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h — exceto na UBS Paulista (antigo CRAB). São duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É necessário apresentar documento com foto ou Cartão SUS.
Como denunciar possíveis criadouros
Imóveis abandonados ou locais com suspeita de criadouros podem ser denunciados pelo SIP 156. Para dúvidas ou orientações, o telefone do PMCA é (19) 3427-3351.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Acidente durante salto de paraglider mobiliza resgate por helicóptero Águia
VÍDEO: onça-parda é flagrada em frente a hotel em Águas de São Pedro