- Publicidade -

PiracicabaCotidianoPiracicaba decreta emergência em saúde por alta de casos respiratórios entre crianças

Piracicaba decreta emergência em saúde por alta de casos respiratórios entre crianças

Com aumento de internações por SRAG, município amplia leitos pediátricos e mobiliza vacinação; decreto vale por 120 dias

- Publicidade -

Piracicaba está em emergência em saúde pública. A medida foi adotada pela Prefeitura nesta segunda-feira (19), após o avanço dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e infecções virais, principalmente em crianças. O decreto nº 20.472/2025, publicado no Diário Oficial do Município, visa reforçar a capacidade da rede de saúde para evitar a desassistência da população mais vulnerável.

A principal preocupação é com o número elevado de crianças com quadros respiratórios graves que estão sendo internadas. A situação é reflexo da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta demanda nas unidades de saúde.

Emergência em Piracicaba: centro de operações para crise respiratória

Com o decreto, foi instalado o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde) Sintomáticos Respiratórios Piracicaba, que vai coordenar o monitoramento e a gestão da crise. A coordenação do COES está sob responsabilidade do secretário municipal de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, e da secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Canetto.

O estado de emergência tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução dos indicadores epidemiológicos na cidade.

Leitos ampliados e queda na fila de espera

Desde o último sábado (17), a Prefeitura já vinha emitindo alertas sobre o aumento das internações. Naquele dia, 17 crianças aguardavam vagas em enfermaria, sendo duas em UTI. Nesta segunda-feira, esse número caiu para três crianças — duas de Piracicaba e uma de Capivari — que já conseguiram vagas em enfermaria.

A melhora no cenário foi possível após um pedido da Secretaria de Saúde, feito em 13 de maio, para que os hospitais Fornecedores de Cana e Santa Casa de Piracicaba ampliassem os leitos exclusivos para SRAG infantil. Com isso, o número de leitos disponíveis para atendimento pediátrico subiu para 66, incluindo enfermarias, UTI pediátrica e UTI neonatal.

Apesar da redução na fila, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, reforça que a situação ainda é crítica.

- Publicidade -

Temos vagas para estas crianças, mas vão aparecer outras, uma vez que a procura por atendimento nas unidades de saúde está muito grande. É importante destacar que a Saúde trabalha de forma técnica, ou seja, se algum caso mais grave aparecer, ele será priorizado”,

afirmou.

Medidas emergenciais e recursos federais

Segundo Dr. Pacheco, a declaração de emergência permite a adoção de medidas excepcionais e temporárias, como reforço de equipes médicas, ampliação de leitos e flexibilização em processos de contratação e aquisição de insumos. Também possibilita acesso a recursos federais destinados ao enfrentamento da crise.

As licitações para atender a estes casos são mais rápidas, os hospitais recebem mais rapidamente pelos leitos a mais oferecidos, sem prejudicar o equilíbrio financeiro destas entidades filantrópicas, por exemplo”,

explicou o secretário.

Casos e perfil dos internados

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, até 18 de maio, foram hospitalizadas 307 pessoas por SRAG em Piracicaba em 2025. Desse total:

  • 4 eram crianças menores de 1 ano
  • 98 crianças entre 1 e 9 anos
  • 18 adolescentes (10 a 19 anos)
  • 76 adultos com menos de 60 anos
  • 111 idosos com mais de 60 anos

Vacinação contra a gripe continua

A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento em todas as salas de vacina da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. No próximo sábado (24), a Secretaria de Saúde vai organizar pontos volantes de vacinação, com locais a serem divulgados em breve.

Também está sendo estudada a retomada da vacinação em horário noturno, das 17h às 20h, em cinco Unidades Básicas de Saúde, após a suspensão ocorrida na última sexta-feira (16) por baixa adesão.

Segundo a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Canetto, a medida está sendo reavaliada.

“O horário de vacinação noturna foi encerrado devido à baixa procura da população, apesar disso, estamos reavaliando a abertura caso essa demanda cresça nos próximos dias”,

disse.

Até o momento, 43.200 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Piracicaba, sendo 24,85% destinadas a gestantes, idosos e crianças. A meta é imunizar 90% do público-alvo.

Quando procurar atendimento

A secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com sinais de agravamento, os moradores devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Posto de trabalho de Nova Odessa tem 82 vagas de emprego abertas; veja cargos

Mulher é encontrada morta em mata e suspeito armado morre em confronto com a PM

- Publicidade -

Laura Nardi
Laura Nardi
Repórter Web no ACidade ON Campinas. Graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas