A atuação de uma grande onda de calor deixa o tempo estável na região de Piracicaba até o dia 19 de setembro, quando está prevista a chegada de uma frente fria à região (entenda mais abaixo). Por isso, a previsão indica predomínio de sol, alta temperatura e baixos índices de umidade relativa do ar na metrópole, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na segunda-feira (9), Piracicaba registrou a terceira maior temperatura máxima de 2024, segundo o Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Os termômetros marcaram 36,8ºC nesse dia.
Neste ano, as duas únicas temperaturas máximas que superaram essa marca registrada nesta segunda, ocorreram em janeiro, no pico do verão no Brasil, quando os termômetros marcaram 37,5ºC e 37,2 ºC, segundo dados do Posto da Esalq.
Segundo os meteorologistas do Climatempo, a onda de calor pode persistir até meados da segunda quinzena de setembro em algumas regiões. A partir do dia 19, é esperada a chegada de uma nova frente fria. Mas a previsão de chuvas para essas áreas é de somente entre a segunda quinzena e o início de outubro.
Por isso, não há condições para melhoria da qualidade do ar, por enquanto, segundo os meteorologistas.
O Inmet emitiu alerta vermelho de grande perigo para onda de calor sobre a região de Piracicaba. O aviso tem validade entre às 9h15 desta terça-feira (9) e às 23h50 de sexta (13).
Nesta quinta-feira (11), os termômetros marcaram mínima de 22ºC no início da manhã. A máxima prevista para o período da tarde é de 36ºC, enquanto a umidade deve ficar em torno de 20%, o que é considerado estado de alerta — o ideal é acima de 60%, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Na sexta-feira (12), o cenário atmosférico segue inalterado, com temperaturas bem acima da média esperada para setembro. A mínima prevista é de 23°C e a máxima chega facilmente aos 37°C, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 21%.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Sexta-feira 13 tem passeio noturno gratuito em cemitério de Piracicaba; veja como participar
Mais de 50 voluntários participaram de confecção do doce, que é distribuído aos fieis
Caso ocorreu nesta quinta-feira (10) em uma galeria no Centro. A venda desse tipo de…
Presidente Lula não fez nenhum veto à proposta aprovado pelo Congresso. Texto também define o…
O Grupo EP usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa
Política de privacidade