Com atrações da sala principal do Teatro Municipal de Piracicaba “Dr. Losso Netto” suspensas devido a problemas no ar-condicionado desde fevereiro de 2023, a Prefeitura de Piracicaba finalmente iniciou a substituição do equipamento. A Administração comunicou que o prazo para a conclusão dos serviços é de 60 dias, e o investimento total para a troca é de R$ 563,2 mil. Essa é a primeira vez em 46 anos, desde a inauguração do teatro em 1978, que o sistema de climatização é totalmente substituído.
Os trabalhos começaram na última quinta-feira (5) e incluem a troca de toda a infraestrutura elétrica, como fiação e instalação de novos quadros elétricos. A primeira etapa está focada na casa de máquinas, onde serão removidos componentes antigos do sistema, incluindo grandes equipamentos do ar-condicionado, como as unidades self contained. A previsão é que essa fase dure aproximadamente uma semana.
Sistema antigo e problemas no Teatro
A decisão de renovar o ar-condicionado foi baseada em um laudo técnico que apontou vários problemas no sistema anterior. Entre os principais desafios enfrentados estavam o consumo elevado de água nas torres de resfriamento, ruído excessivo, falta de acesso para limpeza dos dutos e controle ineficiente da temperatura. Além disso, o isolamento térmico era feito com isopor, material que não atende mais às normas atuais.
De acordo com a Prefeitura, o novo sistema promete trazer melhorias significativas, com maior eficiência energética e climatização também no palco da Sala 1, algo que não existia anteriormente. Além disso, um aparelho será instalado na sala da Técnica, garantindo melhores condições de trabalho para os operadores.
Obras de reforma paralelas
Além da troca do ar-condicionado, o teatro também passará por reformas estruturais. No final de julho, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) abriu licitação para a execução das obras, com valor estimado em R$ 459 mil e prazo de 150 dias. Entre os serviços previstos estão a demolição e substituição de revestimentos em camarins, banheiros e refeitório, além de melhorias no espaço do teatro de arena e estacionamento.
Expectativa de reabertura
A previsão é que o teatro volte a funcionar plenamente no início de novembro, se as obras seguirem conforme o cronograma. Mesmo com as reformas em andamento, o funcionamento das salas 1 e 2, além do hall do teatro, não será prejudicado, segundo a Administração municipal.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA