- Publicidade -
CotidianoPiracicaba sanciona lei que proíbe manter animais acorrentados na cidade

Piracicaba sanciona lei que proíbe manter animais acorrentados na cidade

Não se incluem nas proibições previstas na lei os casos em que os animais estejam em circulação com o tutor, portando corrente, guia ou material similar

- Publicidade -

A Prefeitura de Piracicaba publicou, na semana passada, uma nova lei que proíbe o acorrentamento de animais domésticos no município. De acordo com a proposta, o objetivo é evitar o sofrimento dos animais e quem desrespeitar sofrerá prejuízos (leia mais abaixo).

Segundo o texto, está enquadrado na proibição “qualquer meio de aprisionamento, permanente ou rotineiro, do animal a um objeto estacionário por períodos contínuos, sendo também proibido que fiquem em espaços inadequados a seu porte, privando-os de sua livre movimentação”.

- Publicidade -

Em casos de animais considerados perigosos ou agressivos, o tutor pode acorrentá-lo provisoriamente, por curto período, em local adequado a seu tamanho e porte, desde que observe os seguintes critérios:

  • Que tenha sistema de contenção “vai e vem”, rente ao piso, e não suspensas, de, no mínimo, oito metros de extensão, que não cause desconforto, estrangulamento e excesso de peso;
  • Permita a ampla movimentação;
  • Acesso ao abrigo de alimentação e água;
  • Possibilidade de realização das necessidades fisiológicas do animal.

Exceções

Não se incluem nas proibições previstas na lei os casos em que os animais estejam em circulação com o tutor, portando corrente, guia ou material similar.

Também não foram enquadrados os casos em que os animais são acorrentados pontualmente para limpeza de calçada ou outras atividades temporárias, pelo tempo necessário à execução da atividade.

O que acontece com quem desrespeitar a lei que proíbe manter animais acorrentados?

Segundo a lei, os proprietários que não respeitarem o novo código de conduta ficam proibidos de reaver a guarda do animal agredido ou adotar outro durante o prazo de cinco anos, sem prejuízo da aplicação das outras penalidades.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

- Publicidade -

Piracicaba acompanha plantio de 35 mil mudas nativas na zona rural

Piracicaba terá amplitude térmica de mais de 15°C; entenda o fenômeno e veja cuidados com a saúde

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -