Mesmo com o enfraquecimento da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que provocou fortes chuvas nos últimos dias, Piracicaba ainda está sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (5). A previsão indica chuva intensa entre 30 e 100 mm, ventos fortes de até 100 km/h e risco de alagamentos, quedas de energia e descargas elétricas.
O que está causando as chuvas?
Segundo o Climatempo, a mudança no padrão das chuvas ocorre porque, com a dissipação da ZCAS, a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer por mais tempo. Isso faz a temperatura subir rapidamente, elevando também a umidade do ar.
Esse calor combinado com a umidade cria condições favoráveis para pancadas de chuva típicas do verão, que devem continuar na região até o fim da semana, principalmente no período da tarde e à noite.
Veja a previsão para os próximos dias
- Quarta-feira (5): mínima de 21°C e 29°C. Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
- Quinta-feira (6): mínima de 20°C e 29°C. Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
- Sexta-feira (7): mínima de 19°C e 30°C. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
- Sábado (8): mínima de 20°C e 31°C. Sol com nevoeiro de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
- Domingo (9): mínima de 20°C e 30°C. Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Rio sobe para 3,68 metros e deixa mais de 450 desalojados em Capivari
Aulas são suspensas e moradores seguem sem água após maior alagamento da história de Santa Bárbara