Piracicaba registrou a menor temperatura do ano nesta quinta-feira (1º), com os termômetros marcando 11,5°C. O recorde de mínima marca o início de um mês de maio que promete trazer mudanças significativas no clima, segundo os institutos de meteorologia.
A cidade e toda a região devem sentir, nos próximos dias, características mais próximas do Inverno, mesmo ainda estando no Outono, conforme destaca o Climatempo.
Maio com noites frias e menos calor
Para o mês de maio, a previsão é de temperaturas um pouco acima da média em grande parte do Sudeste, mas com noites mais frias e uma grande variação de temperatura ao longo do dia — o que se chama de amplitude térmica.
Apesar disso, o calor não deve se estender por tantos dias como no ano passado. Segundo o Climatempo, há possibilidade de ondas de calor intensas, ainda que mais curtas, e frentes frias mais frequentes.
E as chuvas?
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, as frentes frias passam a ganhar força como principais responsáveis pelas chuvas nesta época do ano, embora essas ocorrências fiquem menos regulares. A expectativa é de ao menos uma queda acentuada de temperatura em maio.
Veja como fica o tempo no fim de semana
- Sexta-feira (2): mínima de 13°C e máxima de 25°C. Dia ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer e céu limpo à noite.
- Sábado (3): mínima de 13°C e máxima de 27°C. Sol com nevoeiro ao amanhecer. A nebulosidade aumenta à tarde.
- Domingo (4): mínima de 14°C e máxima de 27°C. Sol com muitas nuvens à tarde e céu ainda nublado à noite, sem previsão de chuva.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Procon fiscaliza comércio de Piracicaba antes do Dia das Mães para garantir direitos do consumidor
Pastor de igreja é denunciado por suposto assédio contra duas adolescentes