O arrastão contra dengue da Prefeitura de Piracicaba estará neste sábado (3) na região do bairro Morumbi, com ponto de encontro em frente ao Tiro de Guerra. O arrastão começa às 8h e é realizado até às 14h pelas equipes do PMCA (Plano Municipal de Combate ao Aedes) – vinculado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da secretaria municipal de Saúde.
O arrastão vai passar na região do Morumbi, pelos bairros:
- Vila África
- Noiva da Colina
- Santa Isabel
- Jardim Petrópolis
- Jardim Piracicabano
- Jardim Virgínia
- Reserva Imperial
No último sábado (27), o arrastão recolheu 3,75 toneladas de lixo nos bairros:
Piracicamirim
Parque Prezotto
Maracanã
Vila Prudente
Jardim Bandeirantes
Jardim Pombeva
São Simão
O objetivo do arrastão é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Dengue em números
De acordo com a VE (Vigilância Epidemiológica), do dia primeiro de janeiro deste ano até 30 de julho foram registradas 60.608 notificações para a dengue com 29.613 casos positivos e 12 mortes.
No mesmo período de 2023, foram 12.429 notificações, 2.885 casos confirmados e três mortes. Já em 2022, foram 6.295 notificações, 1.400 confirmações, e uma morte.
Como faço para denunciar criadouros?
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros basta ligar para o 156 ou para o (19) 3427-3351.
Vacinação
Piracicaba segue aplicando a vacina contra dengue em crianças e adolescentes que tenham de 10 a 14 anos de idade. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
A imunização é composta por duas doses, com um intervalo de três meses. Até o momento, 1.998 crianças e adolescentes já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue na cidade.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Semae de Piracicaba abre seleção para estagiários
Por que Piracicaba é conhecida como a cidade em que o peixe para?
Você sabia que Piracicaba já teve outros nomes?