A Prefeitura de Piracicaba vacinou 65.541 moradores da cidade contra gripe (influenza) até o último domingo (2), segundo dados da Administração municipal. Desde o início da campanha, em 23 de março, foram aplicadas doses em:
- 27.545 idosos (cobertura vacinal de 37%)
- 5.983 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (24,75%)
- 674 gestantes (18,85%)
- 44 puerpéras (7,49%)
- 3.241 trabalhadores da Saúde (22,66%)
Continuidade da campanha
E, seguindo a recomendação do governo estadual, dada ontem (3), a campanha contra gripe foi prorrogada até o próximo dia 28, para que mais pessoas possam ser imunizadas. É que o número de imunizados ficou abaixo do esperado.
Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pela divisão de vacinas da Prefeitura de Piracicaba, chama a atenção para a necessidade de imunizar-se. “A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves. Por isso, reforço que a população vá até a unidade de saúde, tome sua vacina e se proteja”.
O imunizante está disponível a todos com seis meses ou mais de idade.
A enfermeira também recomenda que os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais procurem os postos de vacinação.
Este ano, o imunizante é trivalente, ou seja, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
O que preciso para me vacinar?
- Apresentar documento de identificação com foto
- Apresentar Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS
Onde posso me vacinar?
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade durante a semana: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS
Trem de Campinas a SP: após assinatura do contrato, veja qual é a previsão de entrega
Campinas registrou 224 casos de violência contra idosos no ano passado