Piracicaba é conhecida como a cidade em que o peixe para porque esse seria o significado da palavra Piracicaba – termo oriundo do tupi alusivo às quedas do rio, de onde os peixes não conseguem subir.
Entretanto, o significado da palavra, na verdade, tem permitido, ao longo da história, interpretações. Confirma alguma delas:
Peixe
De acordo com João Mendes e Almeida, autor do Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, publicado em 1902, Piracicaba significa “lugar onde se junta o peixe”.
Já para Francisco José de Lacerda e Almeida, autor do “Diário de viagem pelas capitanias do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e São Paulo”, “o nome Piracicaba é dado ao salto, em razão de nele pararem e chegarem os peixes; porque ‘Pirá’ é peixe, e ‘Cicaba’ quer dizer chegam”.
Para o cônego João Pedro Grai, que escreveu ‘História Jesuítica do Paraguai’: ‘Piracicaba significa tem dó do peixe’.
E há ainda a interpretação “Piracicaba, de pirhá-ci-quabo, “de degrau em degrau, aos golpes”: se pirhá, “degrau, escada”; ci, partícula distributiva; quá, “golpes”; e bo, expressão de estar – significando o cair das águas, de degrau em degrau, às quedas, espumando.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Desassoreamento do rio Piracicaba é iniciado; entenda o que é a obra
Mutirão de Catarata atinge 157% procedimentos a mais que o esperado