- Publicidade -
PiracicabaCotidianoProcon faz operação em drogarias e farmácias de manipulação até semana que vem

Procon faz operação em drogarias e farmácias de manipulação até semana que vem

Fiscais vão orientar os estabelecimentos sobre o preço, data de fabricação, prazo de validade, composição e origem

- Publicidade -

O Procon de Piracicaba está realizando uma operação em drogarias e farmácias de manipulação até o dia 29 de agosto. O objetivo da ação é fiscalizar e orientar os estabelecimentos em relação às normas de proteção e à defesa dos consumidores.

A operação começou na terça-feira (19). Durante a ação, os fiscais vão orientar os estabelecimentos sobre o preço, data de fabricação, prazo de validade de produtos, composição, origem, a informação de glúten (para os produtos alimentícios), parcelamento e formas de pagamento, e a disponibilidade do CDC em local visível e de fácil acesso para consulta dos consumidores.

Além disso, as drogarias e farmácias terão a lista de preços máximos, apesar de não ser uma exigência legal tê-la impressa no estabelecimento, verificada. Essa lista pode ser acessada no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sendo um recurso que possibilita o acesso aos preços de referência dos medicamentos, conforme estabelecido pela legislação.

Cuidados para os consumidores

Para que os consumidores não sejam enganados, o Procon recomenda que, antes de realizar a compra de um medicamento, seja verificado se o produto é oferecido por programas sociais dos governos federal, estadual ou municipal gratuitamente.

Os consumidores também devem ter cuidado para não comprar medicamentos falsificados. Para que não sejam enganados, a orientação é que só adquiram medicamentos em farmácias ou drogarias, observando alguns cuidados, como: constar as informações básicas como data de fabricação, validade, número de lote, nome e registro do técnico responsável, registro do medicamento no Ministério da Saúde e a identificação do fabricante.

Na embalagem externa, é necessário observar a qualidade da impressão, como rasgos, rasuras ou informações apagadas ou raspadas, além de ver se os dados da embalagem conferem com os do frasco ou cartela do produto.

Caso o consumidor encontre algum erro, a orientação do órgão é que não compre o medicamento e denuncie à Vigilância Sanitária.

- Publicidade -

Atendimento do Procon em Piracicaba

O Procon Piracicaba atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, presencialmente, mediante agendamento prévio pelo telefone 151. Pelo mesmo número, os consumidores podem obter orientações e informações sobre os documentos necessários para viabilizar e agilizar o atendimento. O órgão está localizado no Térreo 2 da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Motorista perde controle de veículo, invade farmácia e deixa três pessoas feridas no interior de SP

Motociclista morre após cair e ser atropelado na Rodovia do Açúcar 

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas