Queimadas atingiram pelo menos três áreas rurais de Piracicaba nesta quarta-feira (4) e mobilizaram equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
De acordo com as autoridades, os incêndios ocorreram ao mesmo tempo nos bairros Santana, Santa Olímpia e Ibituruna. Não há registro de danos em construções e nem vítimas até o momento, segundo a Prefeitura.
Atualmente a situação está sob controle. O combate às chamas é feito por três equipes do Corpo de Bombeiros, dois brigadistas da Usina Costa Pinto, que também cedeu um caminhão-pipa, além de mais equipes da Raízen.
De acordo com apuração da EPTV, as chamas intensas consumiram a vegetação. A fumaça densa podia ser vista de longe, como demonstram as imagens. Veja:
Tempo seco e queimadas
Dados captados pela Defesa Civil na cidade indicaram que o volume de chuvas neste ano foi abaixo do esperado. Neste ano, segundo a representante Graziela Steagall, o regime de chuvas foi drasticamente menor quando comparado ao ano de 2023. Para se ter noção, nos três primeiros meses de 2023 foi registrado 880,4 mm³ de chuva, e para os mesmos meses de 2024, foram de apenas 329,5 mm³.
Segundo o Climatempo, setembro é um mês tipicamente seco, marcado pelo fim do Inverno e o início da Primavera. As pancadas de chuva costumam ocorrer só a partir da segunda quinzena. Dessa forma, segundo o portal de meteorologia, não há previsão de chuvas até, pelo menos, o dia 17 de setembro.
*Com informações de Edijan Del Santo/EPTV Piracicaba