- Publicidade -
CotidianoRio Piracicaba amanhece com cor de barro e assusta moradores; Cetesp apura o caso

Rio Piracicaba amanhece com cor de barro e assusta moradores; Cetesp apura o caso

Suspeita é de que irregularidades na ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Luiz de Queiroz tenha causado o problema

- Publicidade -

A água suja e com coloração de barro do Rio Piracicaba chamou a atenção de quem passava próximo a passarela pênsil, rumo ao Engenho Central, na manhã desta quarta-feira (26). Em nota, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que está apurando o caso e fará uma vistoria no local.

Imagens feitas pela produção da EPTV, afiliada TV Globo, mostram que a água barrenta saía de uma tubulação ao lado do Engenho Central. Veja:

- Publicidade -
Água barrenta foi flagrada no Rio Piracicaba na manhã desta quarta-feira (26) (Foto: Edijan Del Santo/EPTV Piracicaba)

O que teria causado o problema na coloração da água?

Segundo a Companhia, a suspeita é de que um problema na ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Luiz de Queiroz teria provocado a mudança na coloração da água. A Cetesb diz que as irregularidades constatadas são recorrentes e de responsabilidade do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), durante a lavagem dos decantadores da ETA 2.

A Cetesb esclareceu que há uma recorrência neste caso, mas até que seja feita a nova vistoria, não é possível confirmar que o problema atual esteja ocorrendo na lavagem dos decantadores. A equipe de reportagem da EPTV procurou o Semae para um posicionamento e aguarda retorno.

O Semae já tinha sido multado em janeiro deste ano em R$ 12 mil e o MP (Ministério Público) foi acionado para providências. “Encontra-se em discussão junto ao MP, prazo para implantação de um novo sistema de tratamento de efluentes no município, cujo projeto está sendo elaborado pelo Semae”.

Seca no Rio Piracicaba

O Rio Piracicaba enfrenta uma situação de seca, com nível baixo, por conta do período de estiagem. Nesta manhã, o manancial estava com 1,07 metro, 62 centímetros abaixo do esperado para esta época do ano. Esse é o menor nível em 29 dias, desde a última chuva registrada na cidade, segundo dados do Saisp (Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo).

Na última chuva, registrada no dia 27 de maio, o rio chegou a subir para 2,31 metros com relação ao leito. Com a estiagem, a vazão do rio também começou a diminuir. A rede telemétrica registrou vazão de 24,68 metros cúbicos por segundo nesta terça-feira (25).

- Publicidade -

De acordo com dados do posto meteorológico da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), junho de 2024 tem sido o mais seco dos últimos dez anos em Piracicaba. Até agora, em 26 dias, a cidade não registrou nenhum milímetro de chuva.

Antes disso, o mês de junho mais seco do período foi o de 2014, quando foi registrado 1,4 milímetro de chuva na cidade.

Com informações de Edijan Del Santo/EPTV Piracicaba

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Idoso fica com ferimentos leves depois de ser atropelado por moto

Criança de 10 anos é atropelada por moto na faixa de pedestres

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -