- Publicidade -

PiracicabaCotidianoSanta Bárbara amplia estratégias de monitoramento e controle do Aedes aegypti 

Santa Bárbara amplia estratégias de monitoramento e controle do Aedes aegypti 

Município ampliou rede de armadilhas contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya

- Publicidade -

Santa Bárbara d´Oeste ampliou as ações de vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com a utilização de tecnologias específicas e monitoramento contínuo. Entre as inovadoras utilizadas pelo Setor de Combate de Vetores do DVZ (Departamento de Vigilância em Zoonoses) estão o Monitoramento por Ovitrampas e o Controle com Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs).

Monitoramento por ovitrampas

Atualmente, o Município conta com 168 ovitrampas, armadilhas instaladas na área urbana, que são específicas para o monitoramento da população de Aedes aegypti. As armadilhas são vistoriadas semanalmente pelos agentes de controle de endemias e já totalizaram 2.689 visitas realizadas no ano de 2025. No período, foram coletados 58.345 ovos do mosquito.

Controle com Estações Disseminadoras de Larvicida

Outra estratégia implementada no município é o uso de Estações Disseminadoras de Larvicida, armadilhas de controle desenvolvidas pela Fiocruz Amazônia e cedidas ao município por meio de parceria com o Ministério da Saúde. Santa Bárbara d’Oeste é um dos cinco municípios da região contemplados com essa tecnologia.

As armadilhas consistem em potes plásticos escuros contendo água, simulando um criadouro natural. No interior, uma estrutura flutuante sustenta uma tela impregnada com piriproxifen, um larvicida específico.

As fêmeas do Aedes aegypti são atraídas para o recipiente e, ao entrarem em contato com a tela, contaminam-se com o larvicida. Assim, ao visitarem outros criadouros em um raio de até 400 metros para a postura de ovos, acabam disseminando o produto e eliminando larvas e pupas do mosquito em locais de difícil acesso.

Segundo o DVZ, desde meados de março já foram instaladas 1.242 armadilhas em bairros estratégicos do Município: Jardim Esmeralda, Jardim Pérola, Jardim São Fernando, Cidade Nova II, Mollon I, II, III e IV, e Vila Pântano. As armadilhas são vistoriadas mensalmente para manutenção e substituição das telas.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Shopping de Limeira terá arraiá com música ao vivo e quadrilha; veja quando

Prazo para troca do cartão do transporte público de Piracicaba termina neste mês

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas