A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste decretou situação de emergência nesta quarta-feira (5) após as chuvas intensas dos últimos dias deixarem moradores desalojados, causarem alagamentos, interromperem o abastecimento de água e suspenderem aulas na rede municipal. O decreto permite que o município tome medidas emergenciais sem a necessidade de licitação para contratação de serviços, obras e aquisição de produtos.
O acumulado de chuvas na cidade chegou a 400 milímetros em uma semana, um dos maiores volumes já registrados na história do município. O prefeito Rafael Piovezan (PL) destacou que o solo já estava saturado pelas precipitações anteriores quando uma nova tempestade atingiu a região entre domingo (2) e segunda-feira (3), somando mais 130 milímetros de chuva.
O transbordamento do Ribeirão dos Toledos e a elevação da represa da cidade, que subiu 1,70 metros além do nível convencional, agravaram os alagamentos. Além das 203 famílias desalojadas, o município registrou danos na infraestrutura urbana, prejuízos a equipamentos públicos e interrupções no fornecimento de serviços essenciais.
Situação se normaliza, mas cidade segue em alerta de emergência
Na manhã desta terça-feira (4), o nível da água do Ribeirão dos Toledos começou a baixar, permitindo que moradores afetados pelas enchentes iniciassem a limpeza de suas casas. O fornecimento de água foi retomado em 100% da cidade, e as aulas na rede municipal voltaram ao normal nesta quarta-feira.
A Prefeitura mantém equipes nas ruas para liberar vias interditadas e remover os resíduos deixados pela enchente. A maioria das famílias já conseguiu retornar para suas casas, e ninguém mais está no abrigo temporário montado no ginásio esportivo. Apesar da melhora na situação, o município estuda medidas de auxílio para os moradores que sofreram prejuízos durante os alagamentos.
Campanha de doação para vítimas da enchente
Diante dos estragos, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lançou uma campanha de arrecadação para ajudar as famílias afetadas. Podem ser doados:
- Alimentos não perecíveis
Roupas e calçados
Colchões e roupas de cama
Produtos de limpeza e higiene pessoal
Água e leite
Ração para animais
As doações podem ser entregues nos seguintes pontos:
- Defesa Civil – Rua Santa Bárbara, 352, Centro | Das 8h às 18h
- Câmara Municipal – Rodovia Luís Ometto (SP-306), 1.001, Residencial Dona Margarida | Das 8h às 18h
- Ginásio “Mirzinho Daniel” – Rua Bororós, 262, São Francisco | Das 8h às 18h
Além dos itens físicos, a Prefeitura disponibilizou uma conta bancária para doações financeiras:
Fundo Social – CEF (104)
Agência: 0960
Conta Corrente: 006.00000147-2
PIX: fundosocial@santabarbara.sp.gov.br
Previsão de mais chuvas preocupa autoridades
Mesmo com a melhora na situação, a previsão meteorológica ainda preocupa. Até esta quinta-feira (6), são esperados mais 200 milímetros de chuva, e outros 190 mm podem atingir a cidade até domingo (9).
A Prefeitura e demais órgãos seguem mobilizados para prestar assistência às famílias atingidas e monitorar as condições climáticas, podendo adotar novas medidas de contenção se necessário.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Rodeio de Limeira abre 1.650 vagas de emprego; veja como se candidatar
Sebrae-SP oferece 190 vagas para cursos e oficinas na região de Piracicaba