Os agentes de saúde da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste irão promover, neste sábado (22), a 8ª edição da Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, focada na prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação acontecerá das 8h30 às 12h, em frente ao Parque Infantil Tom Leite, localizado na Rua Curitiba, Cidade Nova.
A campanha, em parceria com a EPTV, tem como objetivo informar a população sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e ensinar métodos eficazes de prevenção. Durante o evento, serão distribuídos informativos sobre educação ambiental e dicas para evitar a proliferação do mosquito.
Além da distribuição de materiais educativos, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que tem intensificado as visitas domiciliares e o trabalho de nebulização na cidade, com o objetivo de reduzir a população de mosquitos. No entanto, a Administração Municipal destaca que a colaboração da população é fundamental para o controle da transmissão do mosquito Aedes aegypti.
A Saúde também recomenda que os moradores recebam os agentes de controle de endemias em suas residências para receber orientações sobre as melhores práticas de prevenção, como eliminar criadouros de mosquitos. A participação ativa de todos é crucial para o combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti.
Vale ressaltar que todas as ações da Campanha Regional contra a Dengue são gratuitas, e não há cobrança de taxas ou custos para qualquer serviço ou produto oferecido.
Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas da dengue são:
- Dor de cabeça;
- Dor no fundo dos olhos;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dores no corpo;
- Febre alta.
No caso desses sintomas, a Secretaria de Saúde explica que é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação, pois alguns medicamentos podem agravar o estado da doença.
A secretaria de Saúde ressalta que caso a pessoa seja infectada pelo mosquito, também deve ficar atenta aos sinais de alarme para a dengue que incluem:
Dor abdominal intensa e contínua
Vômitos persistentes;
Queda abrupta na temperatura do corpo;
Sangramentos;
Agitação;
Sonolência;
Choro persistente em crianças;
Tontura;
Desmaio;
Pele fria e pálida;
Dificuldade de respirar;
Diminuição da quantidade de urina.
Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar agravamento do quadro. Neste caso, é primordial procurar o serviço de saúde imediatamente.
Como se prevenir contra a doença?
Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Confira algumas medidas:
- Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;
- Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;
- Limpar as calhas e caixas d’água;
- Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;
- Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;
- Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;
- Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;
- Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;
- Usar telas nas caixas d’água;
- Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.
Para mais informações sobre as ações e serviços, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Vigilância em Zoonoses está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Duas linhas de ônibus têm horários alterados em Piracicaba
Mãe morre e filha fica ferida após serem atropeladas por motorista sem habilitação