Santa Bárbara d’Oeste, na região de Piracicaba, conquistou o primeiro lugar na categoria cachaça armazenada no 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, com o rótulo Santa Capela Carvalho. O evento, realizado nesta terça-feira (3), na sede da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, avaliou 78 cachaças distribuídas nas categorias envelhecida, armazenada e branca.
Outra cidade da região, Artur Nogueira, também foi premiada, garantindo o primeiro lugar na categoria cachaça branca com o rótulo Almeida Valente. Entre os vencedores da categoria envelhecida, o primeiro lugar foi para a cachaça Taboado, de Votuporanga.
O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, destacou a importância do concurso para o setor:
“Estamos dando mais um passo para que a cachaça paulista seja reconhecida nacional e internacionalmente. A iniciativa abre novos mercados para a tradicional bebida paulista, de grande valor histórico e cultural para o país, que são produzidas cada vez com maior qualidade”.
A qualidade da produção da cachaça paulista
São Paulo é o maior produtor de cachaça do Brasil, responsável por 45% da produção nacional, com mais de 400 unidades espalhadas pelo Estado. Para garantir a excelência das bebidas, o Gecca (Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça de Alambique), em parceria com a secretaria de Agricultura e universidades, conduziu um rigoroso trabalho de pesquisa e avaliação.
Já a equipe de especialistas da Apta Regional de Piracicaba, da secretaria de Agricultura, foi responsável pela parte técnica do concurso.
“Elaboramos as fichas sensoriais, realizamos a amostragem das cachaças e analisamos os resultados dos provadores, conferindo às bebidas a classificação em ouro, prata e bronze”
explica Celina Henrique, pesquisadora da instituição.
Das 78 cachaças inscritas, 51 foram certificadas com qualidade ouro, 23 com prata e 4 com bronze. A premiação reconheceu os cinco melhores rótulos de cada categoria.
Confira os vencedores:
Categoria Branca
- 1º lugar: Almeida Valente (Artur Nogueira)
- 2º lugar: Taboado (Votuporanga)
- 3º lugar: Wiba (Torre de Pedra)
- 4º lugar: Seo Tadeu Prata (Itupeva)
- 5º lugar: Dom Tápparo (Mirassol)
Categoria Armazenada
- 1º lugar: Santa Capela Carvalho (Santa Bárbara d’Oeste)
- 2º lugar: Prosa Caipira (Divinolândia)
- 3º lugar: Taboado (Votuporanga)
- 4º lugar: Serra Vale Carvalho (São João da Boa Vista)
- 5º lugar: Wiba Amburana (Torre de Pedra)
Categoria Envelhecida
- 1º lugar: Taboado (Votuporanga)
- 2º lugar: Wiba Carvalho (Torre de Pedra)
- 3º lugar: Japi Carvalho (Itupeva)
- 4º lugar: Santo Mario Carvalho (Catanduva)
- 5º lugar: Made In Brazil (São José do Rio Preto)
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Bolão de Araras leva prêmio principal de R$ 74,7 milhões na Mega-Sena
Polícia identifica suspeito de série de roubos a postos de combustíveis em Piracicaba