- Publicidade -
PiracicabaCotidianoSão Pedro confirma primeira morte por febre amarela

São Pedro confirma primeira morte por febre amarela

Vítima da doença era um homem com idade entre 40 e 50 anos; Vigilância Epidemiológica da cidade adotará uma série de medidas para evitar novos casos

- Publicidade -

São Pedro confirmou nesta segunda-feira (24) a primeira morte por febre amarela no município em 2025. A vítima era um homem com idade entre 40 e 50 anos.

Não foi divulgado pela Prefeitura qual era o bairro onde o homem morava, porém a Vigilância Epidemiológica de São Pedro informou que passará a adotar uma série de medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da febre amarela e de novos casos da doença.

- Publicidade -

O entorno da residência da vítima terá a visita de agentes em busca de casos suspeitos e serão reforçadas as ações de estímulo à vacinação.

Onde se vacinar contra a febre amarela?

Todas as Unidades Básicas de Saúde de São Pedro, com exceção das unidades do Primavera e Santo Antônio (alto da serra), têm vacinas disponíveis. As salas de vacina funcionam das 8h às 15h. Segundo a secretaria de Saúde, o imunizante é aplicado em dose única e vale para toda a vida.

No caso dos bairros da região das UBSs Santo Antônio e Primavera, nesta semana a Vigilância Epidemiológica fará uma busca ativa nas residências. Já na próxima semana, será iniciada a vacinação das pessoas que ainda não foram imunizadas na própria residência delas.

Durante as visitas, os moradores também serão orientados sobre o que fazer caso encontrem macacos mortos. Se algum morador encontrar o animal morto, é recomendado pelas autoridades não tocar nele nem enterrar. Também é preciso evitar que crianças, outros animais e curiosos se aproximem.

- Publicidade -

Em caso de dúvidas, a Vigilância Epidemiológica pode ser acionada pelo telefone 3481-9370.

- Publicidade -

Como vai funcionar a vacinação no Carnaval?

No período do Carnaval, entre os dias 1º e 4 de março, a Umis (Unidade Mista de Saúde) vai funcionar das 7h às 18h para atendimento de pessoas com sintomas de dengue e para vacinar os moradores contra a febre amarela.

- Publicidade -

Para quem é recomendado a vacina contra a febre amarela?

A vacinação contra a febre amarela é recomendada em todo o território nacional desde 2019. A secretaria de Saúde considera uma das maneiras mais eficazes de combater a doença.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que crianças que iniciaram o esquema vacinal antes de 5 anos recebam duas doses da vacina:

  • primeira aos 9 meses;
  • segunda aos 4 anos.

Para os que serão vacinados após os 5 anos de idade, a dose do imunizante é única e válida por toda a vida.

O que é a febre amarela?


A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.

A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes. Além disso, nesse ciclo os primatas não-humanos – macacos, por exemplo – são considerados os principais hospedeiros, amplificadores do vírus, e são vítimas da doença assim como o ser humano, que, nesse ciclo, apresenta-se como hospedeiro acidental.

Como ocorre a transmissão?

Segundo o Ministério da Saúde, não há transmissão da febre amarela de pessoa para pessoa. O vírus é passado por meio da picada dos mosquitos transmissores infectados.

A febre amarela é uma doença de notificação compulsória imediata. Todo evento suspeito (tanto morte de primatas não-humanos, quanto casos humanos com sintomas compatíveis) deve ser prontamente comunicado/notificado às autoridades locais competentes.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: motorista embriagado atropela cinco crianças em calçada

Limeira abre inscrições para aulas gratuitas de ballet para crianças

- Publicidade -
- Publicidade -
Taís Regina, com supervisão da redação
Taís Regina, com supervisão da redação
Estagiária de Jornalismo no ACidade ON, do Grupo EP, com foco em produções digitais. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, ingressou no grupo em 2024, contribuindo ativamente na criação e desenvolvimento de conteúdos digitais.

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas