Em comemoração ao Dia Mundial da Raiva, moradores de Piracicaba poderão levar seus pets para tomar a vacina contra a raiva neste sábado (28) de forma gratuita. A campanha acontece das 8h às 12h30 no Parque da Rua do Porto.
Com qual idade os pets podem ser vacinados?
Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive animais que tenham passado por castração recentemente, segundo a secretaria de Saúde.
A orientação aos tutores é para que levem os cachorros com coleira, guia e focinheira. Para os gatos, a recomendação é que sejam levados em caixas específicas para o transporte.
Segundo o município, a vacina deve ser aplicada em um intervalo de 12 meses para que a proteção dos cães e gatos seja garantida.
O que é raiva?
Conforme os veterinários, “a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos pela mordedura, lambedura ou arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva”.
O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a secretaria de Saúde, é uma doença quase sempre fatal, em que praticamente 100% dos casos acabam em morte do paciente.
Campanha suspensa
A última campanha de vacinação antirrábica aconteceu em 2019 e imunizou cerca de 30 mil animais entre cães e gatos. Desde 2020, a campanha está suspensa.
Por conta da situação controlada, o Ministério da Saúde e o Governo de São Paulo mantiveram uma suspensão da campanha de vacinação contra a raiva em 2023, segundo a prefeitura. Com isso, o Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba não realiza campanha também.
No entanto, a pasta mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos que tiverem contato com morcego, no próprio CCZ. Ele fica na Rua dos Mandis, s/n°, bairro Jupiá e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados das 9h às 11h, durante o ano todo.
“Além disso, o CCZ está devidamente preparado para realizar ações de bloqueios necessárias em caso de surgimento de algum caso confirmado para a doença, conforme preconiza orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo.”
Para outras informações, o morador pode entrar em contato com o CCZ pelo telefone (19) 3427-2400 ou pelo SIP 156.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Guarda flagra descarte irregular de resíduos em ribeirão de Rio das Pedras
Polícia apreende duas toneladas de maconha que seriam distribuídas em Nova Odessa