Os 10 finalistas do concurso de redação EPTV na Escola 2024 foram anunciados nesta segunda-feira (25) em uma cerimônia na PUC-Campinas. Alunos das cidades de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Holambra, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Valinhos, Campinas e dois estudantes de Socorro se destacaram entre as mais de 17 mil produções inscritas.
Neste ano, o tema escolhido foi “Inteligência Artificial: aliada ou inimiga do nosso futuro?”. Os participantes debateram, em sala de aula, o impacto das tecnologias em diversas áreas, como saúde, educação e meio ambiente. Eles também tiveram acesso a vídeos explicativos e foram estimulados a realizar pesquisas individuais sobre o tema.
O grande vencedor do concurso será premiado com uma viagem a Bertioga, no litoral paulista, enquanto os outros nove finalistas concorrem, em sorteio, a duas vagas para a mesma viagem. Os premiados partem para o destino já amanhã (25) e aproveitam o passeio até o próximo fim de semana.
Além disso, todos os finalistas foram contemplados com uma televisão, enquanto seus professores ganharam leitores de livros digitais. A escola do primeiro colocado receberá um notebook.
Quem foi o vencedor?
O grande campeão desta edição foi Mateus Monteiro Bailo Pereira, da Escola São Paulo, em Holambra. Ele produziu o texto “O pulo do gato”, sob supervisão do professor Paulo Munhoz.
Mateus fez uma analogia da história de “Alice no País das Maravilhas” para abordar as transformações que a Inteligência Artificial está ajudando a promover no agronegócio e alertar que os impactos positivos dependem das perguntas feitas pelos humanos à tecnologia.
Etapas de seleção
O prazo de inscrição encerrou-se em 15 de julho, com cada município enviando até 15 redações, com exceção das maiores cidades da região, que puderam encaminhar até 30 produções – metade de escolas públicas e metade de privadas. Seus autores ganharam o direito de conhecer a emissora e como são feitos os programas da casa.
As 1.187 redações selecionadas pelas Diretorias Regionais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação foram analisadas por jornalistas da EPTV, que definiram os semifinalistas. Uma comissão julgadora ficou responsável por eleger os 10 finalistas e determinar o grande vencedor.
Sobre o EPTV na Escola
Realizado há 25 anos, o EPTV na Escola é voltado para alunos do nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Sesi (Serviço Social da Indústria). Desde sua primeira edição, o projeto já mobilizou cerca de 1,8 milhão de estudantes e distribuiu prêmios para 210 finalistas.
*Com informações de Heitor Moreira/EPTV Campinas
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Mulher é atacada com quatro facadas pelo ex-marido enquanto passeava com filha
Carreta do programa Mulheres de Peito oferece exames gratuitos de mamografia; veja local