Novas imagens obtidas pela reportagem do Grupo EP mostram momentos antes da morte do motociclista Luiz Ricardo Suniga, de 41 anos, em Santa Bárbara d’Oeste. O vídeo mostra a vítima trafegando pela Rua do Linho, no bairro Cidade Nova, enquanto é seguida por uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundos depois, a gravação indica o momento em que a viatura para, supostamente no instante em que o motociclista bate em uma árvore. As circunstâncias exatas da perseguição e da abordagem ainda são investigadas.
Conduta dos guardas é investigada
Os três guardas municipais, de 33, 38 e 58 anos, foram presos em flagrante por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e liberados após pagamento de fiança de um salário mínimo cada.
A delegada apontou indícios de imprudência na ação dos agentes, destacando que a reação pode ter sido desproporcional diante de um acidente de trânsito. Ela também afirmou que os guardas não preservaram o local da ocorrência e retiraram o veículo antes da perícia.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, e os agentes responderão em liberdade.
Procedimentos administrativos e apuração interna
O secretário de Segurança Pública de Santa Bárbara d’Oeste, Rômulo Gobbi, informou que a conduta dos agentes será apurada tanto na esfera criminal quanto administrativa.
Segundo ele, a corporação já instaurou procedimento interno junto à corregedoria para investigar possíveis excessos.
“Os agentes foram preparados para a ação, portanto utilizaram um instrumento para evitar a morte, que é o taser. A delegada entendeu que houve imprudência por parte dos agentes. Isso será devidamente apurado em inquérito policial e nós da Guarda Municipal já instauramos um procedimento administrativo para verificar junto à corregedoria, qualquer tipo de excesso que tenha sido praticado pelos guardas”
Rômulo Gobbi – secretário de Segurança Pública de Santa Bárbara d’Oeste
Abordagem terminou com uso de arma de choque
De acordo com o boletim de ocorrência, após a queda, Luiz Ricardo teria reagido de forma agressiva durante a abordagem. Os guardas afirmaram que foi necessário contê-lo com o uso de uma arma de choque (taser) e algemas.
Ainda segundo o relato dos agentes, o motociclista precisou ser contido por nove guardas e teria resistido à abordagem, chegando a romper uma algema.
Motociclista chegou com vida ao hospital
Luiz Ricardo foi socorrido e encaminhado ao Hospital Afonso Ramos, mas não resistiu. A delegada responsável pelo caso constatou que ele apresentava marcas do uso de taser, sinais de algemação nos punhos e tornozelos, além de ferimentos na perna.
Informações médicas apontam que o uso do taser pode agravar quadros cardíacos ou potencializar riscos em situações específicas, como possível uso de substâncias. No entanto, a ex-esposa da vítima negou que ele tivesse histórico de problemas cardíacos ou uso de drogas.
O corpo do motociclista Luiz Ricardo Suniga será enterrado nesta quarta-feira (4), na cidade de Americana.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.