Torcedores do XV de Piracicaba e do Rio Branco entraram em confronto na noite desta sexta-feira (20). A ocorrência foi em frente ao estádio Barão da Serra Negra, durante o desembarque da torcida do Tigre para a entrada no local, onde os dois times se enfrentaram pela Copa Paulista.
De acordo com a Polícia Militar, a torcida do Esquadrão do XV tentou avançar em direção ao grupo rival. A PM utilizou bombas de efeito moral (luz e som) para dispersar os torcedores. Ninguém ficou ferido.
Uma imagem gravada por um torcedor do Rio Branco mostra o confronto entre a polícia e torcedores. É possível ver um policial atingindo um jogador com um cacetete e alguns objetos sendo lançados no meio da multidão.
Dois ônibus da torcida visitante foram impedidos de desembarcar após o ataque da torcida do XV, ainda conforme a PM. Os veículos foram escoltados pelas equipes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e da Força Tática. No momento em que as equipes realizavam o desembarque pelo portão 3 houve um confronto entre os grupos, forçando a interrupção do desembarque.
Parte dos torcedores do Rio Branco tentou enfrentar os torcedores do XV e foi necessário “o uso de munição química e armamento de menor potencial ofensivo para separar as torcidas”, de acordo com a polícia.
Além disso, no cruzamento da Rua 13 de Maio com a Avenida Independência, em frente ao ginásio Waldemar Blatkauskas, os ônibus foram atacados novamente e sofreram depredação. Apenas uma parte da torcida do Rio Branco conseguiu entrar no estádio.
Em nota divulgada nas redes sociais, o Rio Branco repudiou os atos contra os torcedores do time, que tiveram os ônibus da caravana depredados. Ainda afirmaram que a PM não permitiu que os torcedores do Tigre pudessem adentrar ao estádio e os ônibus retornaram para Americana.
Já o Esporte Clube XV de Novembro manifestou sua preocupação com os acontecimentos ocorridos na parte externa do estádio Barão da Serra Negra e lamentou profundamente qualquer episódio de violência. Em nota, reforçaram que o time repudia qualquer tipo de ato que vá contra o espírito esportivo, o respeito entre torcidas e a integridade dos envolvidos.
Nota do Rio Branco
O Rio Branco Esporte Clube repudia os acontecimentos no lado externo do Estádio Barão da Serra Negra onde a torcida do Tigre foi atacada por torcedores do XV de Piracicaba e teve os ônibus da caravana de sua torcida depredados.
Além disso, a PM não permitiu que os torcedores do Tigre pudessem adentrar ao estádio e os ônibus retornaram para Americana e isso fere o estatuto de defesa do torcedor (conforme Lei n°10671/2003).
O clube irá amparar nossos torcedores nesse lamentável ocorrido.
É lamentável nossa torcida não estar completa no estádio para apoiar o Tigre, além de sofrer com o vandalismo e agressões por parte da torcida da casa e da PM.
Nota do XV de Piracicaba
O Esporte Clube XV de Novembro manifesta sua preocupação com os acontecimentos ocorridos na parte externa do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, na noite desta sexta-feira, 20, envolvendo torcedores antes da partida com o Rio Branco Esporte Clube.
Lamentamos profundamente qualquer episódio de violência e reforçamos que o XV de Piracicaba repudia todo e qualquer tipo de ato que vá contra o espírito esportivo, o respeito entre torcidas e a integridade dos envolvidos.
O clube permanece à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário e reforça seu compromisso com a segurança e o bom convívio entre os torcedores, seja em partidas dentro ou fora de casa.
*Com informações da EPTV Campinas
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Biblioteca de Limeira exibe documentário ‘Mar Brasileiro’ com sessões gratuitas
Advogados suspeitos de mandar matar casal passam por audiência de custódia e seguem presos