Uma edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março – será realizada a partir das 19h desta sexta-feira (22) pelo Projeto Nhô Cine de Piracicaba. A sessão exibirá duas produções nacionais, que destacam o protagonismo feminino: o documentário ‘Incompatível com a Vida’ e o curta-metragem ‘Sara’. O evento acontece na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.
Ao término das projeções, a Cena 14 conduzirá um bate-papo com a cineasta piracicabana Cris Mendes e demais membros da produção. Além disso, a psicóloga e doutoranda em Educação, Tatiana Ranzani Maurano, irá instigar reflexões e provocar discussões relevantes, adicionando camadas significativas à experiência pós-filme.
Nhô Cine
Incompatível com a Vida
O filme é dirigido por Eliza Capai e aborda temas universais como vida, morte, luto e políticas públicas. O documentário parte do registro de gravidez frustrada da diretora, que conduz uma reflexão ao conversar com outras mulheres que compartilham experiências semelhantes. A classificação é 14 anos.
Sara
O curta-metragem trata da jornada emocional de uma mulher que é dona de uma pequena floricultura e que equilibra os papéis de profissional, mãe e esposa. A narrativa explora os desafios que ela enfrenta após um evento marcante da vida. A direção é da piracicabana Cris Mendes e a classificação é de 12 anos.
“É crucial trazer luz às aflições dessas mulheres. Sara personifica a força feminina, recusando-se a aceitar limitações, mas chegando ao ponto de não mais se identificar em sua própria existência. Representando a mulher moderna, enfrenta novas batalhas, mas as exigências violentas do papel de gênero a levam a um esgotamento emocional proporcional às expectativas impostas”, comenta a diretora Cris.
Nhô Cine em Homenagem às Mulheres
- Quando: dia 22/ 03 (sexta-feira) às 19h
- Onde: Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (Rua Saldanha Marinho, 333, com entrada pela Rua do Vergueiro).
- Quanto: entrada gratuita
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
São José é o Santo protetor do que?
MPF quer responsabilizar Ustra, Fleury e mais 40 por atos na ditadura