- Publicidade -
Lazer e culturaVocê sabe onde nasce o Rio Piracicaba?

Você sabe onde nasce o Rio Piracicaba?

Da formação até a foz, o Rio Piracicaba percorre 250 quilômetros até desaguar no Rio Tietê entre Barra Bonita e Santa Maria da Serra

- Publicidade -

Muitos acreditam que o Rio Piracicaba nasce na cidade que leva seu nome, mas isso não é verdade. A nascente do rio está na junção dos rios Atibaia e Jaguari, em Americana, localizada a 37,3 km de Piracicaba.

- Publicidade -

Trajeto do Rio Piracicaba

O Piracicaba percorre 250 km desde sua formação até desaguar no Rio Tietê, entre as cidades de Barra Bonita e Santa Maria da Serra. Ao atravessar a cidade de Piracicaba, ele recebe as águas do Rio Corumbataí, seu principal afluente.

O Piracicaba é o maior afluente do Tietê em volume de água. Ele é crucial para o abastecimento de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e parte da Grande São Paulo.

Navegação e Bacia Hidrográfica

- Publicidade -

Após passar pela cidade de Piracicaba, o rio é conhecido por suas águas tranquilas, adequadas para a navegação de embarcações de pequeno porte.

A bacia hidrográfica do Piracicaba (Bacia do PCJ) abrange cidades como Atibaia, Campinas, Limeira, Americana, Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste.

Desastre Ambiental

Recentemente, o Piracicaba sofreu seu pior desastre ambiental, com a mortandade de pelo menos 50 toneladas de peixes. A Usina São José S/A Açúcar e Álcool, de Rio das Pedras, foi multada em R$ 18 milhões pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que a identificou como a única responsável pelo despejo irregular que causou o desastre.

Cultura

Uma das possibilidades levantadas para o nome do rio é que, em tupi, Piracicaba significa “lugar onde o peixe para” – representando o ponto de chegada dos peixes na piracema.

A cultura da cidade nasceu e sobrevive referenciando-se ao rio. Festas populares são realizadas às margens, e a figura do pescador caipira ainda resiste à modernização.

Histórico

No século XVIII, o Piracicaba foi usado como rota fluvial de transporte para os estados do Mato Grosso (MT) e Paraná (PR). Foi nessa época também que cidades como Piracicaba foram fundadas às margens do rio.

Já nos séculos XIX e XX, ele era usado por pequenos vapores pelos engenhos e fazendas de cana-de-açúcar e café.

No século XX, o governo do estado de São Paulo construiu represas nas nascentes da bacia, criando o Sistema Cantareira, que abastece a Capital.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Chefe de ponto de drogas é preso pela polícia de Piracicaba

Partido Liberal confirma Alex Madureira como candidato à Prefeitura de Piracicaba

Caminhão enrosca em fios e deixa imóveis sem energia no Centro de Limeira

Polícia descobre mega desmanche com mais de 50 caminhões e prende 23 pessoas

Nova mortandade de peixes é identificada no Rio Piracicaba após descarte de resíduos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -